Jogo do Futebol de 11
Depois do que se passou no jogo dos nossos meninos de 11, apetece-me dizer que o Futebol é, por vezes, injusto.
Campo extremamente difícil, jogo contra o 1º, bolas pesadas...estes seriam os nossos obstáculos.
Pedimos aos jogadores para não pensarem no resultado e darem o máximo de cada um, também pelo Diogo que infelizmente se lesionou e não pôde jogar.
A equipa entrou bem, desinibida e a pressionar alto. Desde o 1º segundo conseguimos encostar o Oliveira do Douro bem atrás e andamos a rondar a baliza dos azuis e brancos com perigo. Foram 5,10 minutos de grande nível.
Contudo e na 1ª vez que o Oliveira do Douro consegue chegar á nossa baliza, golo. Num erro defensivo (o equilíbrio defensivo terá que ser revisto) o Oliveira do Douro, de forma pragmática, foi lá á frente e marcou.
O golo galvanizou os da casa, fez tremer os nossos, e ainda nos recompunhamos do 1º golo quando em novo erro defensivo voltamos a sofrer golo.
Segue-se uma fantástica resposta da nossa parte. Os nossos meninos não baixaram os braços e foram á luta e por duas vezes aparecem isolados em frente ao guarda-redes adversário. Na 1ª o Dani faz tudo bem..mas o piso irregular altera a trajectória da bola e esta sai a rasar o poste. Logo de seguida o Tozé aparece isolado mas atira á figura.
O jogo equilibrou-se, parada resposta e novo golo do Oliveira do Douro, duro golpe para a nossa equipa.
Ao intervalo a equipa estava triste, abatida, derrotada. Os Misters fizeram-nos perceber que nada estava perdido, que era preciso dar o nosso melhor, honrar a camisola. Infelizmente, sem jogar mal, estavamos a ser batidos por números esclarecedores. Os erros defensivos fizeram-nos pagar um preço muito alto.
Um cházinho, umas palavras de incentivo, algumas correcções a nível defensivo..e saimos para a 2ª parte de cabeça erguida.
A equipa saiu a pressionar alto, as linhas compactas a defender no meio campo adversário e a partir daqui o jogo foi todo nosso. O Oliveira do Douro remeteu-se ao seu meio campo defensivo, os nossos “valentes” meninos tentaram de todas as maneiras mas nem o golo de consolação apareceu.
Saimos de Oliveira do Douro com uma pesada derrota, mas sinceramente penso que não demos uma má imagem. Fizemos um jogo com alguma qualidade, com entrega e esforço, mas faltou serenidade e acerto na defesa.
Estou certo que não cometeremos mais erros como os que cometemos defensivamente neste jogo.
Várias lições devem os atletas retirar deste jogo:
O jogo começa mal o árbitro apita e como tal logo no 1 segundo a concentração e a “cabecinha” têm que estar a funcionar. Mais uma vez vos digo: a concentração para os jogos ao sábado tem que começar no início do treino de 5ª feira. Temos que começar os jogos bem despertos e atentos. Vá lá meninos, voces conseguem!
O jogo colectivo é a chave do sucesso. Temos que nos “situar” dentro do grupo, cumprir as funções que nos são atribuídas e não facilitar nas marcações como facilitamos.
De qualquer forma estou orgulho da forma como reagiram ás adversidades e se recusaram a baixar os braços. Foi uma atitude de verdadeiros campeões e estou certo que no futuro seremos recompensados por isso.
Força CAMPEÕES!!!
O jogo do Futebol de 7
Chegados a Paços Ferreira, os nossos meninos de 7 já jogavam sob a orientação do Mister Guto.
2-0 era o resultado, mas assistia-se a uma boa resposta do Coimbrões.
Notava-se empenho e vontade, mas a equipa estava a jogar com as suas unidades muito longe umas das outras e não estavam a funcionar como um bloco. Ao intervalo 4-1.
No futebol de 7, por não existirem foras de jogo, a equipa tem obrigatoriamente de funcionar como um bloco. Os jogadores a jogarem mais juntos do que vemos no fut11, e todos a defender e a atacar..de forma a povoar bem a zona da bola. Infelizmente na 1ª parte não o fizemos e só a vontade e a raça não chega perante atletas mais velhos e fortes fisicamente.
Ao intervalo uma tranquilizadora conversa. A mesma receita utilizada em Freamunde e uma nova alma entrou em campo. A equipa passou a jogar mais junta e a mover-se como um bloco, as marcações defensivas começaram a aparecer a espaços e os alas começaram a fazer melhor o corredor.
Obviamente que ainda há muita coisa para corrigir, muito para melhorar, mas estes meninos contra várias adversidades mostram que têm fibra e que dão em cada jogo tudo o que têm.
Como tal não terá sido surpresa os 2 golos que conseguimos marcar. Perdemos mas saimos de cabeça erguida.
Uma palavra especial para o Leozinho: foi delicioso ver um menino que em tamanho é quase metade dos adversários, a pegar na bola sem receio e sem hesitações e a perfumar o relvado com bons dribles, excelentes pormenores técnicos e muita confiança no seu jogo. O Leo é um exemplo para todos! Muito bem menino.
Mais uma vez fico orgulho dos nossos “pequeninos”. Obrigado aos pais pelo apoio, fantástico.
3 comentários:
É pena o resultado mas ainda hoje um antigo director do clube que foi ver o nosso jogo a O. Douro veio elogiar a nossa equipa, dizendo que ficou impressionado com a forma como trocavam bem a bola. E voltou a reforçar o que me parece ser a opinião de todos: dominamos grande parte do jogo e o resultado é muito injusto.
O Fut7 parece-me estar em clara evolução e neste jogo já se notou mais o trabalho dos treinos. Ainda há muito para corrigir mas este jogo deixou-me bastante orgulhoso. Já defendemos melhor e tivemos excelentes combinações no ataque. Agora é continuar a trabalhar da mesma maneira!
Completamente de acordo.
Não sei se mereciamos ganhar em Ol. do Douro mas não mereciamos perder e mt menos perder por 3.
E mais..aposto que em casa, na relva e com bolas decentes, vamos ser melhores do que eles.
Em relação ao fut7, os miudos acreditam mais, no campo já se vai mais qualidade e organização tactica e a relação com bola de alguns está a subir...temos de continuar a trabalhar.
Triste... Foi assim que saí de Oliveira do Douro. Não pelos nossos meninos, esses foram uns bravos! Não pela nossa exibição, enchemos o campo e mostramos o nosso melhor futebol, principalmente na 2ª parte em que não deixamos o adversário respirar nem por um minuto. Saí triste com o futebol! Como pode este jogo fantástico ser tão injusto, tão madrasto e tão cruel? Numa exibição personalizada, com garra e muita raça mostramos que somos melhores, tivemos mais oportunidades de golo, dominamos praticamente o jogo todo, arrisco-me até a dizer que esta talvez tenha sido a melhor exibição da época e no final perdemos por 3-0. Certo que cometemos erros próprios das idades dos nossos Campeões, erros esses que iremos já tentar corrigir a partir de amanhã, mas, pergunto eu, como pode uma equipa jogar tão bem e perder por 3? Era a barra, o piso irregular, as costas dos adversários ou o nosso nervosismo na hora de finalizar, era tudo e tudo fazia com que a bola não entrasse.
A 2º parte foi um hino, linhas subidas, apenas 3 defesas, e o jogo totalmente dominado, passes consecutivos e a bola a chegar facilmente à área do adversário...
Mas futebol é mesmo assim, quando não tem de ser, não há nada a fazer.
Aos nossos meninos apenas quero dizer que não fiquem tristes, mas sim que se sintam orgulhosos da fantástica exibição que fizeram no terreno do 1º classificado!?! A jogar sempre assim tenho a certeza que ainda vamos ter muitas alegrias... Como ouvi alguém na bancada a dizer... Demos Show de bola MENINOS!!!
Saí triste mas com muito ORGULHO EM TODOS VÓS!!!
Quanto aos pequeninos... Só tenho a dizer que estamos cada vez melhor, tirando com o porto, que nada ou pouco podemos fazer face à qualidade do adversário, de jogo para jogo temos vindo a melhorar. E nunca é demais lembrar que a nossa equipa tem na sua totalidade meninos de 8 e 9 anos que andam a jogar contra equipas quase na totalidade compostas por atletas de 10 anos, e nota-se bem a diferença física. O que mais me orgulha nestes meninos é a alegria com que encaram cada jogo, cada lance, cada golo... No sábado ao intervalo, perdíamos por 3-1, mas quem via os nossos meninos a sair para os balneários dizia que estavamos a ganhar...
1 golo desperta uma alegria e uma coragem absolutamente fantásticas nestas crianças...
Aos Pais, agradeço o apoio sempre presente onde quer que a equipa se desloque e tenham calma, que estes meninos ainda vos vão dar muitas alegrias...
FORÇA CAMPEÕES!!!
Enviar um comentário