SC Coimbrões – CD Candal (futebol de 11)
Depois de uma série de azares inexplicáveis que nos valeram preciosos pontos, recebiamos o Candal (nosso vizinho) num jogo de grau de dificuldade elevado pois na primeira volta pareceu-me ter sido a equipa a apresentar melhor futebol de todos os nossos adversários (independentemente do resultado do jogo ou das posições na tabela).
De qualquer forma os nosso campeões têm demonstrado semana após semana que temos ,de facto, qualidade no nosso Futebol. Pode não ser o futebol físico e do chutão talhado para ganhar jogos, mas é um futebol bem construído, dinâmico, etc.
Sem que eu encontre uma razão lógica, pela segunda vez em dois jogos, as camisolas azuis do Candal “amedrontaram” os nossos atletas. Entramos apáticos, sem chama. Muito mal posicionalmente, sempre a evitar o choque, pouco futebol e já em desespero muito individualismo. De qualquer forma e apesar da entrada mais forte do Candal a verdade é que em dois remates feitos á nossa baliza conseguem um golo.
A partir desta altura o jogo equilibrou-se e conseguimos maior ascendente nos 5 minutos finais da 1ª parte onde em 3 ocasiões flagrantes de golo não aproveitamos nenhuma, não por azar mas por azelhice.
Ao intervalo tratamento de choque. Um “acordar” da equipa. Uns quantos decibéis sonoros acima do normal no discurso, uma análise profunda aos erros cometidos e um apelo ao orgulho e á alma dos miúdos.
Entramos organizados, com vontade, apostados em vencer e dispostos a “comer a relva” se fosse preciso.Foram 25 minutos de banho ao 2º classificado. Bola sempre no meio campo adversário, futebol flanqueado ora pera direita ora pela esquerda, algumas oportunidades de golo, muito azelhice na finalização, uma bola no poste e teve que surgir de penalty..o golo do empate. Justo, tardio..e a saber a pouco, pois fomos superiores uma vez mais.
De qualquer forma “tiro o meu chapéu” á alma e entrega que estes meninos demonstraram na 2ª parte. A imagem que melhor ilustra o momento...será o beijo no símbolo da camisola..por parte do Gonçalo....QUE ALMA!!!
Conclusão: Empatamos num jogo em que fizemos o suficiente para quiça sair com os 3 pontos. Fizemos uma 2ª parte brilhante em que reduzimos o 2º classificado a uma equipa vulgar. Demonstramos alma, orgulho e muita chama. Resta-me dar os parabéns!
Antes de passar ao futebol de 7 quero contudo deixar algumas notas:
1- Estou certo que em determinados momentos os nossos “apoiantes” podem concordar mais ou menos com as decisões da equipa técnica. Hoje ,contudo, penso que a equipa técnica (modéstia á parte) está de parabéns. Os parabéns pela “alma” incutida ao intervalo e pela re-organização táctica elaborada, e de parabéns pela coragem e pelo futebol positivo apresentado. Relembro que fomos para o intervalo com chances de empatar e ainda com 25 minutos por se disputar. Uma outra equipa qualquer poderia aguentar uma estratégia mais conservadora esperando que num lance furtuito lá aparecesse o golito do empate. Nós, contudo, temos apresentado em todos os jogos uma postura de ataque. Portanto, a jogar contra o 2º, depois de um 3-0 na primeira volta, penso que é de elogiar toda uma 2ª parte onde actuamos com 3 defesas.
2- Em segundo lugar uma atitude menos “boa” mas compreensível. Apesar do empate, uma boa parte dos nossos atletas festejou. Não sou apologista. Devemos estar orgulhosos pela atitude, mas um empate contra o Candal não me soa a vitória, nem pouco mais ou menos. Muito menos depois da “banhada” que lhes demos na 2ª parte. A minha mentalidade é de trabalho, seriedade e de pensamento na vitória. Empatamos..ok, mas festejar empates não. Não somos um clube pequeno, não somos inferiores a ninguém.
3- Fomos acusados, numa atitude deplorável, de violentos.
Disputar as bolas com entrega e com determinação não é violência é uma obrigação e um dever. Não dar nenhuma bola como perdida, ir ao choque e não estender passadeiras vermelhas porque do outro lado um clube ou algumas pessoas se julgam alguém...não é violência é carácter e atitude.
Não vi no jogo de hoje um único lance em que um nosso atleta tenha atingido um adversário por maldade, não vi um único atleta nosso a ter uma atitude indisciplinada. Pelo contrário, vi miúdos de 9,10 anos (certamente por ordens que tinham) a simular lesões. Vi um miúdo a insultar um arbitro usando termos absurdos para alguém tão novo, e vi um treinador que como exemplo de fair-play e desportivismo é 0...pois não se dignou a cumprimentar o adversário.
Se alguém ia com um ar presunçoso e displicente a pensar que eram favas contadas enganou-se. Se alguém pensava que umas camisolas azuis ganham jogos por ter um estádio bonito..enganou-se.
É no campo que se prova quem merece ganhar. É o esforço e a atitude empregues que ganham jogos.
Humildemente e com muita honra temos paixão em dizer: Somos o SC Coimbrões!!
4- Para terminar. Eu sei que por vezes não é positivo particularizar alguém, mas hoje vou faze-lo. Hoje , pela “história” do jogo, não foi possível rodar a equipa toda, infelizmente não foi.
5- Contudo e porque é justo...vou salientar o nosso atleta Guga. O Guga foi um dos meninos que hoje não teve a oportunidade de jogar. Não jogou pq as alterações feitas na 2ª parte (passamos a jogar com 3 defesas) impossibilitaram a sua utilização. Ficou visivelmente triste embora tendo aceite a decisão sem protestos e com grande dignidade. De qualquer forma não me sentiria bem comigo mesmo se não disser isto: O Guga tem sido uma agradável surpresa na nossa equipa. Se é verdade que a evolução destes miúdos é diária, eu gostaria de salientar a evolução do Guga..um miúdo que conhecemos (inicialmente) como algo descoordenado e com pouca relação com bola mas que de dia para dia se está a revelar. Apesar de brincalhão e por vezes distraído...é um miúdo aplicado nos treinos. E a sua aplicação e a sua paixão pelo jogo têm contribuído para o salto qualitativo que registou nos últimos meses.
Menino ,talvez mais do que nunca, merecias ter jogado pelo menos alguns minutos. A tua evolução e o teu esforço são reconhecidos por nós, acredita que é verdade. Tens-nos dado alegrias. Contudo por uma questão táctica acabaste por não ser utilizado. O que eu te peço é para não desmoralizares e acreditares que o esforço recompensa. Estás a evoluir a olhos vistos e tens feito treinos de muito bom nível. Esta semana não deu para jogares mas acredita que serás recompensado num futuro próximo. És o exemplo que nunca devemos baixar os braços e devemos sempre lutar pelos nossos objectivos. A recompensa pode não chegar passado uma,duas,três, quatro semanas, mas um dia ela chega e aí sentes que todo o esforço dispendido valeu a pena. Parabéns pela atitude.
Parabéns meninos, bom jogo, excelente empenho na 2ª parte.
Agora é trabalhar com a mesma seriedade e mentalizar que temos que entrar na 1ª parte da mesma forma que entramos na 2ª...sem facilitar.
SC Coimbrões – Freamunde (fut7)
Sabiamos á partida que o Freamunde seria um adversário complicado. Sabiamos porém que até certa altura (enquanto nos aguentassemos fisicamente) teriamos condições para discutir o jogo pelo jogo.
Foi isso que fizemos durante 15,20m. Apesar de o fazermos numa toada mais defensiva e de contra-ataque, conseguimos manter o jogo equilibrado durante boa parte da primeira parte, tendo até desperdiçado a possibilidade de ficarmos em vantagem no marcador..através de um ou outro lance de contra-golpe.
A partir do momento que a frescura física “foi-se” perdemos lucidez e sobretudo sentido posicional. Deixamos de defender em bloco e começamos a dar espaço nas costas, foi fatal. Fomos para o intervalo a perder.
Na 2ª parte e depois de um cházinho esperava uma equipa com maior dinâmica, pelo menos nos minutos iniciais. Contudo senti que os nossos atletas baixaram os braços. Deixamo-nos abater psicologicamente (algo que não é frequente acontecer) e o resultado acabou por se dilatar consideravelmente não sem antes o Henrique ter feito um bonito golo.
Pelos primeiros 20 minutos..valeu a exibição da equipa. De qualquer forma a questão física não desculpa baixar os braços na 2ª parte. Esteja 0-0, 1-0,10-0, temos que ter atitude e vontade de jogar bem.
Nota: Hoje ,em conversa com um treinador de uma equipa adversária no campeonato de futebol de 11, falava-lhe da nossa equipa de 7.
Da margem de progressão que lhes reconhecia, dos vários talentos da equipa, das boas combinações que vão conseguindo a espaços nos jogos, mas também da questão física e da questão das naturais derrotas.
Do outro lado responderam-me que também tinham tido uma experiência parecida com a minha. Uma equipa de fut7 com os atletas mais novos que eram invariavelmente goleados mas que no ano seguinte se sagraram campeões da serie de Gaia no Campeonato de Futebol de 11.
Mentalizem-se (todos) que muitas vezes é nas derrotas que se cresce e evolui. A estas miúdos está a ser dada a possibilidade de competirem, de se adaptarem sem pressão de resultados ao futebol de competição, ás suas exigências psicológicas, físicas e técnicas. É uma grande vantagem para os nossos atletas e o tempo encarregar-se-á de me dar razão.
Para terminar, como todos pudem constatar os nossos campeões têm dificuldades em aguentar com a mesma frescura e lucidez mais de 20 minutos de jogo. Por serem muito novos..acusam o desgaste. É compreensível.
Porque num espaço de 7,8 dias estes atletas estariam obrigados a disputar 3 jogos, ficou decidido que iremos fazer uma gestão do plantel recorrendo a alguns atletas do onze. Não se trata de relegar ninguém, trata-se única e exclusivamente de não “castigar” fisicamente os mais novos, mesmo sabendo que por eles jogariam todos os dias. É a melhor opção a ser tomada.
Boa semana e boa troca de cromos! hehehe
Assinado: Mister Nelson
Sem comentários:
Enviar um comentário