Grijó - SC Coimbrões (fut11)
No último sábado defrontamos o Grijó, uma equipa com diversas fragilidades.
Exactamente por esse motivo a equipa técnica decidiu inovar, começar o jogo num sistema táctico diferente. A vontade que tinhamos de pressionar ainda mais alto e a oportunidade para preparar estes atletas para outros sistemas de jogo, outras posições a ocupar, outro tipo de movimentação, etc., levaram-nos então a alterações na forma de jogar (o 3-4-3).
No fundo procuramos criar mais um obstáculo para que estes atletas possam evoluir da melhor forma.
Para além das alterações no sistema de jogo, dois jogadores habitualmente não titulares apareceram na equipa inicial – Moutinho e Luís. O bom trabalho que ambos apresentaram durante a semana e a evolução que têm registado no último mês estão na base da titularidade que lhes foi concedida.
O nosso jogo foi mau. Se é verdade que em termos posicionais as coisas correram bem pois os atletas souberam posicionar-se da melhor forma (preenchendo bem os espaços) a verdade é que em termos de posse de bola e qualidade de passe fizemos um jogo bem abaixo das nossas capacidades.
Um futebol precipitado, de chutão para a frente, muitos olhos na bola, muito pouca vontade de jogar de forma inteligente. Contra um adversário que aglomerava 4,5 jogadores junto á bola bastavam variações de flanco simples para aparecermos isolados (como chegou a acontecer na 1ª parte em 2 ou 3 ocasiões). Não o fizemos e como tal acabamos por fazer um jogo feio e de fraca qualidade, talvez a pior exibição a par do jogo frente ao Canidelo em casa.
No jogo em que marcamos mais cedo (o que diminui a ansiedade e aumenta os níveis de confiança), no jogo contra a equipa com menos argumentos do campeonato, no jogo que surge logo após a excelente imagem que deixamos frente ao Oliveira do Douro, no jogo que surge numa altura em que a equipa está a trabalhar bem, o 1-0 com que conquistamos os 3 pontos teve um sabor amargo.
Um dos nossos atletas no final do jogo dizia que o importante era termos ganho.
Eu não concordo. Num escalão de futebol de iniciação como o de escolas é, muitas vezes, mais importante jogar bem, de forma inteligente, mais complexa, mais organizada, do que ganhar por 1-0 tendo por base um futebol desorganizado e feio. Não é dessa forma que os atletas evoluem.
Como tal hoje não vou dar os parabéns aos jogadores.
Apenas vou dizer aos atletas: missão cumprida...com sofrimento.
Compreendam que chegamos a uma altura da época em que nós, equipa técnica, vos exigimos mais do que vitórias. Queremos futebol organizado e pensado, queremos boas exibições, queremos boa circulação de bola, variações de flanco, jogo verdadeiramente colectivo.
Não nos basta alguns rasgos individuais ou um ou dois remates certeiros, queremos mais.
Como tal provem já no próximo jogo que são capazes.
Leixões – Coimbrões (fut7)
Contra uma das mais poderosas equipas do campeonato e também uma das equipas com maior capacidade física acabamos por perder por números expressivos.
Meninos não desanimem, sabiamos que era um jogo complicado. Sabemos das nossas limitações físicas e da dificuldade que temos em defrontar equipas com maior capacidade atletica.Como tal não se preocupem.
Continuamos a fazer um campeonato bastante interessante, continuamos a revelar qualidade, continuamos a evoluir e a aprender.
Estão no caminho certo...cabeças bem levantadas!
1 comentário:
Meninos, o vosso Mister tem toda a razão, foi um jogo mau, não basta só vencer. Tinham no passado sábado a oportunidade de mostrar o vosso potencial mas na minha opinião o deslumbre da facilidade de jogar com uma equipe mais fraca e a ansiedade de todos em marcarem golo, foi o vosso principal obstaculo. É certo que as condições do terreno não ajudaram em nada para uma equipe que gosta de jogar com técnica, mas isso não serve de desculpa. Há que ter atenção, pois ainda faltam alguns jogos e não podem relaxar. Os adversários são acessíveis mas olhem para trás e vejam o que já mos aconteceu. Os pontos que já perdemos nesta segunda volta davam para a nossa equipa estar num lugar mais merecido. Sejam humildes, e não entrem em vedetismos, pois existe sempre outra equipa do outro lado com vontade de vencer.
Desculpuem não consigo postar o meu Nick, por isso o comentário segue como anónimo.
Santiguga-(Jorge)-Pai do Guga
Enviar um comentário