domingo, 2 de março de 2008

Coração sofre!

SC Coimbrões - Valadares (fut11)
De facto começa a ser difícil manter os nossos corações saudáveis. Apesar do bom futebol que vamos apresentando ,semana após semana, acabamos sempre os jogos em sofrimento.

Na recepção ao Valadares entramos com uma grande alma. Creio até que terá sido a nossa melhor 1ª parte e provavelmente os melhores 25 minutos que fizemos em todo o campeonato.
Uma equipa com muita garra, muito pressionante. Posicionados bem alto em termos de comprimento e a toda a largura, impedi-mos que o Valadares tivesse tempo e arte para sair a jogar, pois mal a bola saia do guarda-redes adversário era logo recuperada pelos nossos atletas.
Para além do “atrevimento” e do domínio territorial demonstramos também muita qualidade na posse de bola. A procurar jogar pelo chão, demonstramos qualidade no passe, excelentes variações de flanco, aproveitamento total das faixas e boas movimentações do “novo” ponta de lança Bruninho.
Numa palavra defino a exibição da primeira parte comon um verdadeiro massacre ao adversário (palavra também utilizada por pessoas que virão o Coimbrões jogar pela primeira vez).
No entanto, e como já vem sendo hábito, o desperdício poderia ter-nos custado caro. Como diz o ditado quem não marca ( e tantas oportunidades tivemos para o fazer) arrisca-se a sofrer e foi o que nos aconteceu, acabamos por sofrer um golo na única vez que o adversário passou do meio campo na primeira parte.
A perder por 1-0 tive algum receio que o nervosismo e a ansiedade fizessem estragos. Não aconteceu. Os nossos jogadores mantiveram a postura, revelaram carácter e confiança e fomos para cima do adversário.
Antes do apito do árbitro o Gonçalo lá pagou a promessa e marcou um golo de livre directo. Grande golo!

O intervalo foi utilizado ,sobretudo, para dar algum descanso aos jogadores. O calor e a grande atitude demonstrada na primeira parte desgastaram a equipa e como tal deixamos os atletas respirar e descansar.
A mensagem foi de elogio á primeira parte, de confiança e de manter a postura na 2ª. E claro também algumas palavras menos positivas para a saga de golos falhados que vai durando..e durando..e durando...

Como a “tradição já não é o que era”, no dia em que fizemos a nossa melhor primeira parte, também pela primeira vez fizemos uma 2ª menos pressionante e menos avassaladora.
A equipa acusou algum desgaste, alguns jogadores “perderam-se” posicionalmente e a defesa tremeu. Foram 5,10 m menos positivos.
A partir daqui voltamos a cair em cima do adversário, chegamos ao golo pelo nosso capitão Zé João (o 3º seguido)
Antes do final na partida nota ainda para mais um penalty falhado (que finalmente o trio de arbitragem decidiu marcar á terceira).
Só falha quem lá está e como tal cabeça bem erguida e como dizem os brasileiros “bola para a frente”.

Vencemos, demonstramos atitude e querer, tivemos períodos de futebol espectáculo mas voltamos a falhar na finalização.
Mais uma vez deu para rodar toda a equipa, mais uma vez apostamos na titularidade de atletas que até hoje não tinham tido tantas hipóteses, mais uma vez apostamos na procura pela posição ideal dos nossos meninos.
Continuamos a evoluir, continuamos a praticar um futebol de qualidade, continuamos a assistir á evolução dos atletas menos competitivos no início da temporada.
Continuamos, como tal, no caminho certo!

Parabéns campeões, vamos tentar repetir mais vezes a primeira parte que registamos frente ao Valadares


SC Coimbrões – Trofense (fut7)
A actuar perante o poderosos Trofense (uma das 3 melhores equipas do campeonato), foi pedido aos atletas vontade, entrega, bola a circular de pé para pé.
Apesar do equilíbrio inicial penso que entramos mal. Bem em termos defensivos mas extremamente ansiosos, acabamos por não aproveitar o espaço e as diversas situações que surgiram para subirmos no terreno de forma segura e racional. Batemos para a frente vezes a mais e quando assim nunca poderemos afirmar que fizemos uma boa exibição.
Apesar disso, durante 15 minutos o jogo foi bastante equilibrado (apesar do maior domínio de posse de bola do Trofense) e o 1-1 ia perdurando.
Contudo e numa altura em que a equipa começou a revelar algum desnorte defensivo fomos severamente castigados, e em 3 erros defensivos sofremos outros tantos golos.

Ao intervalo o Mister Guto optou por dissecar os erros, pedir mais concentração e sobretudo mais confiança. Confiança para segurar a bola, partir no um para um, confiança para jogar de pé para pé.
A mensagem passou, os atletas souberam-na interpretar e na segunda parte subimos de rendimento. A jogar no risco (pois estavamos a perder) fizemos subir as linhas. O Trofense tremeu. A meio da 2ª parte o resultado era de 4-3 para os forasteiros.
E já no último “período” do jogo acabamos por acusar o desgaste e acabamos por perder.

De qualquer forma retiram-se alguns pontos positivos e também algumas ilações deste jogo.
Mais uma vez fomos capazes de nos bater de igual para igual contra um adversário extremamente bem posicionado na tabela e com uma equipa bem mais experiente. Revelamos capacidade e força mental para não desanimar com um 4-1 desfavorável. Fomos para cima do adversário e lutamos taco a taco pelo jogo.

No entanto voces (atletas) têm que se mentalizar que o objectivo prioritário para cada jogo é apresentar bom futebol e atitude.
Temos que ser capazes de chegar ao campo e pôr em prática toda a nossa capacidade técnica. Procurar jogar pelo chão, funcionar como um bloco, não ter medo de ter a bola, partir no um para um de forma confiante e sem medo. Só dessa forma continuaremos a evoluir e só dessa forma deixaremos uma boa imagem em todos os campos onde jogarmos.
Voces têm muita capacidade, têm perfume de futebol nos pés, portanto..façam-nos o favor de assumir a vossa qualidade e de não terem medo de pegar na bola e irem para cima do adversário.

Parabéns pela atitude na 2ª parte!

Sem comentários: