sábado, 19 de abril de 2008

Contra tudo e todos seremos(fomos) os mais fortes!

Tanta emoção, tanta alegria, tanta coisa por dizer que nem sei por onde começar.

De qualquer forma começo por falar de um jogo de á uns meses atrás. Falo do jogo em casa frente ao Canidelo. Sob intensa chuva fomos batidos de forma inteiramente justa por 2-0.
Nesse jogo deixamos uma pálida imagem daquilo que somos enquanto equipa. Trabalhamos pouco, acreditamos pouco, mostramos receio.
Após o jogo tivemos a mais dura e difícil conversa com os atletas. Sentimos que eles ainda não tinham percebido o espírito do clube e aquilo que tantas vezes pedimos: honra, raça, vontade.

Jogos depois tive a oportunidade de dizer neste blog, exemplificando através de uma história do Alberto Babo (treinador de Basket), que muitas vezes se ganhava uma equipa na hora da derrota.
Senti que nesse dia ganhamos uma equipa, ganhamos alma e atitude. Os nossos atletas perceberam a importância e o peso do símbolo que envergam junto ao coração.

De lá para cá tem sido uma caminhada impecável.
Bom futebol, entrega, atitude, vontade. Estes meninos têm tido um comportamento exemplar e têm honrado a camisola que vestem a cada segundo.

Voltando ao dia de hoje....
Depois de uma importante e moralizadora vitória na Lixa recebiamos o Pedrouços, equipa que sabiamos ter uma boa frente de ataque.
As condições metereológicas foram péssimas, o campo (apesar da sua qualidade) estava impraticável e convidava o chuto, o jogo físico, o futebol “á sorte”.
Mas nós somos o Coimbrões. Nós habituamos a quem nos acompanha a jogar futebol de pé para pé, futebol elaborado com boas combinações colectivas, com um para um.
Mesmo com o campo em mau estado não abdicamos desses princípios. Mais práticos e realistas na defesa do que noutros jogos (tentar transportar bola desde trás era quase impossível) mas com a mesma fantasia e o mesmo envolvimento colectivo no meio campo e ataque.
Oportunidades claríssimas de golo na primeira parte foram imensas. O nosso Samu teve duas, o Zé João uma, o Marco uma e um golo anulado, etc...etc...etc.
Infelizmente a sorte não quis nada connosco e a nossa “azelhice” contrastava com a eficácia do Pedrouços que em 3 ataques na 1ª parte consegue um golo e um penalty que acabariam por desperdiçar.

Ao intervalo o apelo ao sentimento, á raça, á superação, á inteligencia. Disse aos nossos verdadeiros CAMPEÕES que tinha a certeza que iriamos ganhar. Pedi-lhes para se relembrarem do jogo frente ao Vilanovense. Disse-lhes que 25m era muito tempo.

Segunda parte.
A nossa equipa ainda a frio sofre o 2º golo numa grande desatenção defensiva. Parecia ser o golpe final. Uma equipa que sai para a 2ª parte ainda com a esperança de vencer, ve-se a perder por 2-0 mal pisa o relvado. Podia ser o fim.
Mas os grandes campeões revelam-se nos momentos mais difíceis. Os grandes campeões superam-se a si mesmos, os grandes campeões acreditam até ao fim, os grandes campeões dão tudo por tudo até ao último segundo.
O Coimbrões é composto por grandes campeões e até final da partida mostramos a nossa qualidade. 3 belos golos, uma atitude enorme, uma raça fora de série, boas combinações, boas fintas, bons remates.
Merecemos esta vitória! Merecemos esta alegria! Merecemos esta glória reconhecida por todos..até pelo adversário.
Foi a vitória do querer, da vontade, do acreditar, do sacrifício, do colectivo, da qualidade!

Estes jovens de 10,11 anos propuseram-se a alcançar objectivos extremamente ambiciosos. Alertamos diversas vezes para o facto de não bastar falar mas demonstrar em campo essa vontade e essa capacidade de atingir o “impossível”.
Hoje os escolas do Coimbrões deram prova que estão bem e recomendam-se e que podem ,de facto, atingir o “céu”!!
Este terá sido, talvez, o jogo que mais me marcou. A perder 2-0 a 20 minutos do fim, a perder com um campo impraticável e que nos impedia de praticar o nosso futebol trabalhado e pelo chão, é absolutamente memorável a reviravolta operada no marcador!
Agradeço aos meus jogadores pelo momento de grande orgulho que me proporcionaram hoje. Sinto-me feliz, contente, orgulhoso pela equipa que oriento. Sinto que muito daquilo que tinha para passar para estes jovens já lhes corre pelas veias. A verdade é que mais do que serem grandes artistas da bola aquilo que me enche realmente de orgulho é a demonstração dos valores que lhes tentei, juntamente com a restante equipa técnica, passar.
Humildade, trabalho, honra! Tudo isto está patente na forma como estes miúdos se apresentam em campo e fora dele.
Parabéns equipa...voces são realmente GRANDES!!!


Antes do jogo o lema do cartaz afixado por mim..foi: Contra tudo e todos seremos os mais fortes!
Previ que a chuva, o frio, o adversário...seriam contrariedades difíceis de ultrapassar. Não tinha previsto porém que dois golos de desvantagem e uma arbitragem algo tendenciosa (toda a gente sabe as razões) pudessem dificultar ainda mais a nossa tarefa.
Mas no final meus caros, fomos os mais fortes!


Para terminar não poderia de deixar um comentário que também já começa a ser da “praxe”.
Mais uma vez me refiro á nossa Onda Verde!
Os elogios que vos fiz já foram muitos, os agradecimentos também. Começa a ser difícil arranjar palavras para retribuir o carinho e a força que voces nos dão.
Hoje chegou a ser difícil conter a emoção com mais uma demonstração de carinho que todos vós demonstram por nós.
Foi lindo, inesquecível. Muito obrigado por mim e pelos nossos heróis! Voces são do outro mundo!!E o apoio minha gente foi sensacional. A perder por 1-0 e ouvir os nossos adeptos a cantar “futebol, futebol, futebol” é quase uma lição de como o futebol de formação deve ser encarado.
Tiveram o discernimento de não confundir resultado com qualidade de futebol apresentado e foram os verdadeiros impulsionadores da nossa reviravolta no marcador.
Não vou agradecer mais...acho que voces me percebem e tudo o que eu possa dizer é pouco para exprimir a admiração que tenho por vós!
COOOOIIIIMMBBBRRÕÕÕÕEEESSSS!!!!!!

Assinado: Mister Nelson

Sem comentários: