SC Coimbrões 1-0 Lixa (fut11)
Numa bonita manha de sábado defrontaram-se Coimbrões e Lixa, duas equipas distanciadas por muitos pontos de diferença.
De referir também que recebemos uma equipa que nos tratou com grande simpatia no seu reduto e quando é assim o jogo ganha outro sabor.
Depois de um trabalho semanal sobretudo virado para a recuperação em termos físicos dos nossos jogadores, procuramos na 5a feira preparar a equipa para jogar de forma diferente, alterar um pouquinho o sistema táctico sem contudo alterar o modelo de jogo.
Tendo em conta a necessidade de recuperar fisicamente alguns jogadores, tendo em conta a necessidade de gerir o esforço face ao calendário apertado que vamos ter, e tendo em conta o conhecimento que tinhamos do adversário, decidimos também alterar algumas peças .
Assim,foi um Coimbrões diferente aquele que se apresentou no Silva Matos.
Uma linha de 3 defesas, 4 médios e 3 avançados.
A verdade é que por demérito nosso e mérito do adversário nunca conseguimos acentar verdadeiramente o nosso jogo na primeira parte. Alguns jogadores desposicionados ou de certa forma desconfortáveis nas suas novas tarefas e algum nervosismo face ao empate do jogo anterior, foram algumas das razões que nos levaram a um jogo precipitado e mastigado.
Embora jogando taco a taco com o Lixa e em alguns periodos dominando o adversário, nunca fomos o Coimbrões mandão e espectacular que já fomos anteriormente.
De qualquer forma acabamos por ser nós, nos primeiros 25m, a jogar melhor futebol, procurando mais o jogo de pé para pé e as situações de um para um.
1-0 ao intervalo, valeu um espectacular golo do Fabinho numa jogada individual plena de classe.
Ao intervalo pedimos calma, posse de bola e rectificamos algumas situações em termos tácticos.
Os miúdos souberam interpretar e durante 15m tivemos o domínio do jogo quer em posse quer em termos posicionais.
Depois optamos por rodar a equipa e gerir o resultado.
Vencemos..muito embora não tenhamos feito uma boa exibição. Fizemos o mínimo para garantir os 3 pontos.
Valeu o bonito golo do Fabinho, valeu o bom número de minutos que todos os atletas jogaram e valeu a gestão de esforço que conseguimos fazer com alguns atletas que estavam a precisar.
Agora é tempo de voltar a dar no duro e preparar a difícil deslocação a Pedrouços, jogo de grande importância.
Uma palavra ainda para:
O Lixa. Tinha ficado com a sensação que tinham pouca qualidade quando nos deslocamos ao seu reduto. Ontem fiquei com a clara sensação que na relva jogam melhor e que potenciam a qualidade de alguns dos seus jogadores.
Uma palavra também para dirigentes e treinadores do Lixa. Encantam pela simpatia, pelo fair-play e pela formação que dão aos seus miúdos. Miúdos disciplinados, correctos. Um prazer jogar contra eles...sem dúvida.
Uma palavra também para o árbitro.
Não esteve feliz e foi o principal responsável pela menor qualidade do jogo. Apitou muito, apitou mal e apitou de forma injusta (todos sabem a razão).
De qualquer forma os nossos jogadores souberam interpretar muito bem as minhas palavras ao intervalo. O Juiz da partida é que decide e os jogadores só têm que aceitar e jogar futebol, mais nada.
Concluindo: Parabéns aos meus jogadores mais pela vitória do que pela exibição. Estamos, lentamente, a abdicar de alguns princípios que quanto a mim são fundamentais: passe de pé para pé e sobretudo inteligência na movimentação. Estamos a tentar fazer tudo depressa mas sem qualidade e quando assim é...torna-se mais difícil proporcionar bons espectaculos e dominar os aspectos do jogo.
Vamos trabalhar bem durante a semana para corrigir isso e voltar a apresentar um futebol vistoso e de qualidade.
Não fomos tão dominadores como fomos em 95% dos jogos em casa, acabamos por ser eficazes pois marcamos numa das poucas oportunidades flagrantes de golo que tivemos.
Estamos finalmente em primeiro lugar isolados.
Pela qualidade do futebol apresentado penso que é de inteira justiça. Agora é manter a humildade e trabalhar muito para manter a posição.
Vamos esperar que os outros se sintam pressionados e voltem a tropeçar.
Não me poderia despedir sem deixar os meus sentidos parabéns á nossa equipa sénior.
Subiram ao Nacional, fizeram história e serão para sempre recordados em Coimbrões.
Parabéns á direcção e jogadores, mas um abraço em particular para o Mister Remelgado que construiu uma equipa, criou um espírito ganhador e acabou por fazer história!
Parabéns!
ps: Um aparte. É sempre bom ver reconhecido o nosso trabalho.Torna-se ainda mais "apetitoso" quando somos reconhecidos por pessoas que não estão afectivamente ligadas a nós, e reconhecidos por aquilo que me parece o mais importante: a pedagogia. O ensinar a respeitar o adversário, o saber respeitar o árbitro, o saber respeitar o código interno de conduta.
Como tal agradeço as palavras do criador do blog Escolinhas, blog aliás muito interessante para acompanhar calendário e classificação do campeonato de escolas A, assim como algumas curiosidades todas elas referentes ao mundo dos escolinhas ( http://escolasafporto.blog.com/ )
Assinado: Mister Nelson
I. Milheirós 1-1 SC Coimbrões (fut7)
Foi um jogo difícil, num terreno muito complicado e com uma assistência um pouco "hostil". No entanto, a nossa equipa soube adaptar-se a essas dificuldades e realizou um jogo bastante agradável e só não saímos de Milheirós com a vitória por manifesta falta e sorte.
Antes da partida avisamos os nossos meninos que ia ser complicado fazer o tipo de jogo que estamos habituados a fazer, face ao estado do terreno, mas que não ia ser por isso que iamos mudar a nossa forma de jogar. Os nossos meninos souberam interpretar a mensagem e tentaram sempre jogar um futebol apoiado, sem o habitual "chutão" para o ar que se vê nos jogos em pelado, procurando sempre a melhor linha de passe. Não é fácil fazer este tipo de jogo num terreno como este, mas os nossos meninos têm o mérito de nunca terem embarcado na tendência habitual. Ao intervalo o resultado era 0-0, mas com grande superioridade nossa no domínio territorial e só não estavamos em vantagem por termos, pelo segundo jogo consecutivo, pecado um pouco na finalização.
Para a segunda parte foi apenas pedido exactamente isso, um melhor acerto na finalização. Faltava-nos apenas um golo para demonstrar a nossa superioridade na partida. Voltamos a entrar forte, conseguindo um golo e realizando várias jogadas de belo efeito. Acabaríamos por sofrer o golo do empate já nos últimos minutos, numa das raras desconcentrações da nossa defesa em todo o jogo. Apesar disso, só podíamos estar satisfeitos com a exibição dos nossos meninos, que deram tudo em campo e que claramente mereciam outro resultado.
Se em outras ocasiões fizemos referência pela negativa à concentração e atitude da nossa equipa, desta vez é justo dizer que entraram 100% concentrados, jogaram nos limites, com uma garra e determinação muito assinaláveis. Jogaram à Coimbrões, num campo muito difícil, e por todo esse esforço mereciam ter saído de campo com a vitória. As lágrimas de alguns jogadores no final da partida mostram bem isso e compreendo-as perfeitamente. Às vezes o futebol é injusto, mas não houve nada a apontar à vossa atitude, e nesta altura da vossa formação é isto que realmente importa. Como vosso treinador, senti um orgulho imenso no final dessa partida. Senti que já sabem o que é trazer esse símbolo ao peito e a responsabilidade que isso acarreta. Essa atitude e essa vontade de vencer fazem parte da Mística deste clube, e são vocês, em campo, que a têm que demonstrar.
Faltam 2 vitórias para alcançarmos o nosso objectivo. Amanhã temos mais um jogo onde só a vitória interessa e se jogarmos como jogamos no Sábado, em nossa casa com o apoio do nosso público, tenho a certeza que vamos alcançar os 3 pontos!
Assinado: Mister Guto
Sem comentários:
Enviar um comentário