quinta-feira, 8 de maio de 2008

Paredes - SC Coimbrões (f7) - uma lição para o futuro.

Depois de iniciarmos bem a Prova Extra, tínhamos uma deslocação complicada ao Paredes, num campo minúsculo, em que qualquer bola bombeada se tornava num lance de ataque. E se calhar foi mesmo por esse motivo que, nos primeiros minutos de jogo, as equipas se limitaram ao "pontapé para a frente". Por não estarmos habituados a jogar dessa forma, o adversário foi ganhando algum ascendente, marcando dois golos em duas desconcentrações da defesa. Ainda antes do intervalo conseguimos reduzir de grande penalidade, marcada pelo Luisinho após mão de um defesa adversário.
Ao intervalo, fizemos questão de relembrar que o que treinamos não é o "pontapé para a frente", e se insistimos nos treinos para que joguem sempre a bola de pé para pé, e se não estamos constantemente a pedir que se livrem da bola de qualquer forma, é porque queremos fazer nos jogos exactamente o que fazemos nos treinos. Apesar das características do campo apelarem a um futebol mais directo, estilo "baliza-balizinha", não é, nem nunca será essa forma de jogar que iremos pedir aos nossos meninos, logo o nosso modelo de jogo era para ser mantido, com a bola sempre jogável, com os jogadores sempre à procura da melhor linha de passe.
Na segunda parte subimos um pouco de produção, mas continuamos a cometer alguns erros, estando sempre em desvantagem no marcador. Nos últimos minutos, num forcing final com o marcador em 7-3, ainda conseguimos marcar dois golos, ficando a ideia de que se houvessem mais alguns minutos de jogo ainda conseguiríamos chegar ao empate. Ainda assim, cometemos erros primários que nesta altura, passados já alguns meses desde que a época se iniciou, já não devíamos cometer. O mais clamoroso (e repetido várias vezes) foi o da saída de bola a meio campo, onde insistíamos em tocar a bola para o nosso próprio campo, quando é obrigatório fazê-lo para a frente. Este erro mostra bem o quanto estávamos desconcentrados, visto já termos feito dezenas de saídas de bola a meio campo durante toda a época, sem nunca termos cometido esse erro.

Apesar da qualidade de alguns jogadores do Paredes, não tenho dúvidas de que a nossa equipa é melhor, e que se tivesse jogado ao seu nível teria vencido o jogo. É preciso passar a encarar os jogos com maior seriedade. É preciso ter noção de que, ao entrar no balneário, já devemos estar concentrados no jogo, deixando a brincadeira para mais tarde. Se queremos ganhar sempre, temos que entrar em cada jogo com esse pensamento e lutar por ele desde o primeiro minuto. Não adianta sabermos que temos qualidade mas não o conseguirmos demonstrar. Temos que entrar em cada jogo sabendo que temos que provar o nosso valor, e só o conseguimos provar se estivermos 100% concentrados no que estamos a fazer.

Apesar da derrota, os nossos objectivos continuam intactos. Temos mais 4 jogos, onde temos que alcançar 4 vitórias. Mas não é só isso que importa. Temos que mostrar que sabemos jogar futebol. Tenho a certeza que no próximo Sábado vamos demonstrar mais uma vez toda a qualidade desta equipa!

Assinado: Mister Guto

Sem comentários: