SC Coimbrões 1-1 Progresso (fut11)
Sábado, 9 da manha, jogo grande!
Os dois primeiros classificados, as duas equipas que contabilizavam 4 vitórias nos 4 jogos disputados defrontavam-se no Parque Silva Matos para um jogo importante.
Pela vontade de ganhar destes meninos,e também porque gostamos de cumprir a nossa função ao detalhe, tivemos o cuidado de começar a preparar o jogo de hoje já no sábado passado, com a filmagem de parte do jogo do Progresso (desde já agradeço á Fernanda Roxo e ao Nuno Ferreira a gentileza de nos ter feito esse favor).
Como tal e depois de uma análise aprofundada ao adversário tivemos hoje uma palestra aprofundada, acertamos estratégias, alertamos para os perigos, pedimos para jogarmos o nosso futebol de forma descontraída e dominadora.
Infelizmente os primeiros 5 minutos foram fatais.
A jogar em casa, com o apoio do nosso público, entramos mal, entramos com receio. Subitamente estavamos mal posicionados, a bater a bola e com medo de ir ao choque.
Não espantou portanto que na 1ª vez que a equipa adversária chegou á baliza marcou num golo quase dado, pois mais uma vez uma falha de comunicação dá em golo do adversário.
Duro golpe. Num jogo que envolvia alguma pressão e que estava a afectar os nossos atletas, sofrer um golo a entrar foi um duro golpe e afectou a equipa.
Apesar de mesmo assim jogarmos no meio campo adversário, a verdade é que o faziamos com pouca qualidade, sem fio de jogo e com base no chutão...algo proibido no Sporting Clube de Coimbrões.
A partir dos 15 minutos tudo mudou. A ansiedade "foi embora", começamos a tentar jogar a bola no chão e finalmente a equipa começou a explorar as debilidades adversárias, algo que tinhamos falado no balneário.
Durante 10 minutos fomos dominadores mas dominadores inteligentes. Usamos a circulação de bola e exploramos as faixas.
O golo surgiu de um lance algo furtuito mas em cima do intervalo poderiamos ter feito mais um.
Ao intervalo, o costume.
Recuperar fôlego, chá e uma conversa franca e olhos nos olhos.
Não estavamos contentes. Questionamos vezes sem conta se os nossos atletas receavam o adversário, se achavam que eles jogavam melhor do que nós, se queriam baixar os braços.
A resposta foi negativa. Fizemos ver aos jogadores que eramos superiores e que jogando o nosso futebol de forma concentrada e tranquila iriamos chegar ao golo da vitória e iriamos encostar o Progresso ás cordas.
A 2a parte acabou por ser assim.
O Coimbrões a jogar futebol, o Coimbrões a circular bola, o Coimbrões a procurar situações de um para um, a virar o jogo, a procurar furar.
Do outro lado uma equipa que não mostrou, em momento algum, argumentos para estar em 1º. Ou melhor...argumentos mostraram, pois como já o disse uma vez: se o objectivo de um treinador de futebol de formação for resultados e não formar, muitas vezes...se tivermos os jogadores certos defender com tudo e bater a bola, trata-la mal, acaba por ser mais eficaz.
Tentamos, tentamos, tentamos. Fomos no um para um, tentamos flanquear, tentamos furar pelo centro, ganhamos inúmeras situações de bola parada, retiramos um defesa e apostamos em mais um jogador ofensivo, mas infelizmente não fomos capazes de produzir ocasiões claras de golo e do outro lado esteve um guardião seguro.
No final um grande sentimento de injustiça e revolta.
Os jogadores do Progresso festejavam o empate, os nosso choravam. Choravam porque têm uma mentalidade vencedora, choravam porque perceberam que nem sempre quem joga melhor ganha.
O chutão saiu premiado.
De qualquer forma gostaria de deixar uma mensagem aos meus atletas.
Não fizemos um jogo brilhante, é inegável. Embora dominadores e embora tenhamos sido os únicos a querer jogar bem e ganhar, não estivemos ao nível de outros jogos. Receamos em demasia o adversário, entramos com ansiedade, acusamos a pressão.
Já vos disse uma vez que na nossa casa são os outros que nos têm que temer. São os outros que têm que se preocupar connosco, são os outros que se têm que sentir no "inferno".
Infelizmente fomos os primeiros a acusar a pressão e fomos castigados por isso.
De qualquer forma estou orgulhoso de todos vós. Não abdicaram da nossa identidade. Procuraram jogar pelo chão e de forma inteligente. Nunca desistiram...foram á luta e tentaram até ao último minuto.
Mostraram futebol, não cairam na tentação de bater a bola sem qualquer sentido.
Mais uma vez demonstramos que poucas equipas jogam como nós. Poucas equipas tratam tão bem a bola como nós o fazemos. Não ganhamos, mas saimos do relvado com uma imagem digna e com a certeza que estamos no caminho certo, estamos a percorrer toda uma formação que vos será muito útil no futuro. Será que o adversário pode dizer o mesmo? A resposta é óbvia!
Parabéns! No final do jogo demonstraram mais uma vez a vossa mentalidade vencedora.
Mas lembrem-se daquilo que vos disse no fim (a alguns): Somos o Sporting Clube de Coimbrões, jogamos bem e somos uma equipa tremendamente honrada.
Mantivemos até final uma postura conquistadora e de luta.
Como tal cabeças bem erguidas! Confiança e orgulho em voces mesmos!
Agora é atirar para trás das costas o jogo de hoje.
Espero que tenham percebido onde erraram, espero que entendam quais as fragilidades que nos afectaram hoje.
Mas é tempo de pensar no futuro. Agora é tempo de trabalhar com afinco e de forma concentrada para o próximo jogo que no fundo vale tantos pontos como o jogo de hoje.
Estou certo que se mantiveram a tranquilidade e concentração conseguirão alcançar os vossos objectivos. Acredito em voces!
Ja dizia Roosevelt: "Na vida há algo pior que o fracasso: não ter tentado nada."
Como tal não vamos baixar os braço. Continuamos no topo da tabela e com todas as condições de no fim da época gritarmos campeões.
Vamos acreditar!
Força meninos!!!
SC Coimbrões 1-0 Macieira (fut7)
Deixarei a crónica do jogo para o Mister Guto mas não posso deixar em claro a evolução a que assisti na nossa equipa de fut7.
Estamos mais equipa, as nossas individualidades estão finalmente a perfumar o relvado com pormenores deliciosos e boas jogadas de entendimento.
Estou realmente orgulhoso da evolução destes meninos e fiquei com a garantia daquilo que sempre fui dizendo e prometendo: se existisse paciência com os meninos desta equipa, iriamos a médio prazo ficar extremamente satisfeitos com o que iriamos ver.
Como me parece óbvio somos hoje um grupo com jogadores capazes de partir no um para um com grande facilidade e eficácia, somos uma equipa que joga bonito, que sabe jogar em tabelas, que explora todo o espaço do terreno, que se tornou mais sólida defensivamente.
Todo o trabalho de paciência e de potenciação do talento que diagnosticamos no início da época está a dar os seus frutos.
É verdade que esta equipa técnica é um grupo e que os elogios e críticas são repartidos por todos. De qualquer forma e porque me parece de inteira justiça pelo bom trabalho, pela paciência, pela boa relação com os atletas e pelo esforço em preparar desde já a próxima época, gostaria de deixar uma palavra de elogio ao Mister Guto.
A equipa de fut7 está a trilhar o caminho correcto e muito desse sucesso se deve ao nosso Homem das tranças! Parabéns!
Não me vou alongar mais.
Fiz questão, no fim do jogo, de elogiar individualmente cada um dos nossos atletas e expressar o orgulho que tenho nos meninos do fut7.
E numa espécie de desabafo gostaria de lamentar e de deixar a minha indignação pelo facto da Selecção de Gaia ter decidido chamar apenas dois dos nossos atletas.
Depois de assistir ao treino da selecção tenho a certeza absoluta que seria de inteira justiça termos mais atletas a representar o Sporting Clube de Coimbrões.
O tempo irá dar-me razão!
Parabéns Bravos! Mereceram inteiramente a vitória!
Assinado Mister Nelson
3 comentários:
"Não ganhamos, mas saimos do relvado com uma imagem digna e com a certeza que estamos no caminho certo, estamos a percorrer toda uma formação que vos será muito útil no futuro. Será que o adversário pode dizer o mesmo? A resposta é óbvia!"
Provavelmente, quer dizer que a resposta é não.
É uma das "barbaridades" desta crónica, bem evidente do transtorno quando a vitória não acontece.
Presunção e água benta no extemo.
Como se fosse o cronista a decidir do caminho certo e do futuro da sua equipa e dos jogadores das outras equipas que, em bom rigor, desconhece.
Qual a garantia de que está no caminho certo e não o adversário?
Qual a garantia de que os seus jogadores vão ser ministros e os outros proletários?
Afirmação infeliz de que quem tem elaborado crónicas excelentes, também ao nível pedagógico, que agora seguramente faltou.
O comentário foi feito de forma racional e fria.
Quando o objectivo é formar atletas de qualidade, dotar estes miúdos de instrumentos para serem melhores atletas no futuro (e já nem vou falar da questão ética e dos valores pq aí só poderia falar da minha equipa), nunca poderia deixar que um comentário fosse influenciado por uma vitória, empate ou derrota.. pq estamos a falar de uma fase de aprendizagem e portanto os resultados, apesar de saborosos ou dolorosos não são, de facto, o mais importante.
Como tal e falando de futebol ,apenas e só, tenho a plena convicção que a equipa de escolas do Sporting Clube de Coimbrões está a percorrer o caminho certo.
Estes atletas estão a interpretar o futebol da melhor maneira, a tentar joga-lo da melhor e mais complexa forma possível.
Não jogam para para a vitória a qualquer custo, jogam para atingir objectivos qualitativos e ao nível da formação. É por isso que este escalão se engloba no futebol de iniciação.
Se queremos ganhar? Sempre! Mas não a qualquer custo.
Como tal estou convicto que estamos realmente no caminho certo e estou ainda mais convicto que estamos a dotar estes meninos de instrumentos para serem atletas mais competentes e capazes no futuro.
É a minha plena convicção e é aquilo que vai ficando patente em cada jogo.
Como tal e em conclusão... só consigo conceber formação de jogadores de futebol (principalmente em escalões tão baixos) quando se procura jogar verdadeiramente futebol.
De pé para pé, com movimentações colectivas, com bola no chão e a bola a rolar de forma inteligente.
Quando assim não é, quando o futebol se baseia em critérios físicos e num jogo pouco estruturado, lamento mas a minha opinião (haverão outras certamente) é que esse não é o caminho.
E faço força para que os meus atletas entendam isso.
Diz-se muitas vezes que são necessários melhores espectáculos para chamar mais público aos Estádios. Pois bem, que se comece a dar o exemplo por baixo...nos escalões de aprendizagem porque não será no escalão sénior que se eliminarão os vícios de trás.
O futuro a Deus pertence, mas as os fundamentos para a formação de atletas capazes e competentes começam a ser alicerçados desde já.
O leitor terá outra opinião ....
CAMINHO CERTO
E o próprio Senhor Jesus confirma: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida..."
Enviar um comentário