sábado, 24 de maio de 2008

Uma força que ninguém pode parar!!!

É ainda a saborear o momento e com muita emoção e regojizo que faço a crónica do dia de hoje.
É pelos momentos que vivemos hoje que tudo vale a pena. O tempo que damos aos meninos, a paciência que por vezes é preciso ter, o tempo que abdicamos de tar com família, etc...etc...etc.

Mas vamos começar pelos Campeões!
É tempo de festa mas também de balanço:

Futebol de 7
Os nosso Bravos tiveram hoje o rebuçado que bem merecem, a conquista que lhes enche o ego e a alma de esperança e de confiança. Que bom que é ver os rostos dos nossos atletas rasgados por sorrisos enormes!!!

Mais do que a crónica do jogo, aquilo que realmente importa é salutar a alma e a entrega destes meninos, a sua evolução e a sua qualidade.
São campeões, são justos campeões! Deixam todos carregados de esperança nas suas potencialidades. Estou certo que esta não foi a última alegria que estes meninos nos deram!!

Mas para além dos parabéns é também tempo de balanço.
Tivemos uma época difícil, inegável. Nem sempre conseguimos a organização que se desejava, inegável. Por vezes sentimo-nos impotentes para "dirigir" 30 e muitos menos, quase todos eles no seu primeiro contacto com o futebol, inegável.
Mas apesar de dificuldades, contrariedades, tudo valeu a pena. O sorriso e a alegria destes meninos faz esquecer tudo o resto.

Quando iniciamos o projecto do futebol de 7 alertamos para algumas coisas, prometemos outras.
Alertamos que seria uma ano de paciência, de força mental, de jogos tremendamente complicados, de momentos difíceis de gerir.
Tivemos o azar de calhar na série 1, a série mais difícil. Competimos exclusivamente com meninos de 98 e 99.
Por outro lado sentimos grandes dificuldades com a organização. 3 elementos para duas equipas, horarios dos jogos coincidentes, falta de delegados, dificuldade em ter presente treinadores, etc...foram muitas dificuldades, foram momentos difíceis, estou certo que foram momentos em que a paciência esteve no limite de se esgotar.
Não foi fácil manter a cabeça erguida em algumas situações. Como pessoas responsáveis, nós (equipa técnica) chegamos a ter alguma dificuldade em encarar os encarregados de educação em alguns dos episódios que foram acontecendo.

Contudo com o apoio dos encarregados de educação e algumas pessoas da direcção, com a boa vontade de alguns dos colegas treinadores, lá conseguimos passo a passo ultrapassar tudo.
Não gostaria de individualizar mas alguns encarregados de educação pela força, pela disponibilidade, foram extremamente importantes. Decidiram acreditar em nós mesmo quando as coisas andaram difíceis, decidiram apoiar os meninos, foram grandes "aliados"! A todos..mas a esses em especial..o nosso muito obrigado!

Mas como é óbvio nem tudo foi mau, muito pelo contrário.
Num trabalho de sistemática moralização conseguimos manter estes meninos motivados e de cabeço erguida, com vontade de jogar futebol, com amor á camisola.
Alertei várias vezes que seria necessária paciência. Que iriamos abdicar de resultados para dar qualidade técnica a estes miúdos, que iriamos abdicar muitas vezes dos processos colectivos (sobretudo na primeira fase da época) para dotar estes meninos de instrumentos para que na próxima época possam fazer um grande campeonato.
Foi um trabalho demorado, paciente. Foi um trabalho de laboratório, quase invisível, mas aí está ele!
Tenho a certa que todos os nossos encarregados de educação assumem agora que estes meninos evoluiram muito, que estão maduros, mais jogadores, que há de facto qualidade.
Tenho a certeza que reconhecem o trabalho ético que foi feito com todos eles. Respeito pela disciplina, pelas regras. Fair-play, amizade, vontade de serem cada vez melhores.

Não me quero alongar muito mais.
Mas também não posso deixar em claro uma figura incontornável: Mister Guto.
Se recorressemos a uma fábula para fazer uma comparação diria que o Guto é a formiguinha da fábula da cigarra e da formiga.
Um Homem que vive e respira Coimbrões, um Homem que está sempre presente nos bons e maus momentos, um Homem que não sabe dizer que não quando alguém precisa de ajuda.
Amigo e confidente dos atletas, interessado e empenhado em fazer deles cada vez melhores, foi fazendo um trabalho invisível, talvez muito pela sua postura low profile.
Acreditou no valor de cada um dos nossos atletas, incentivou-os, trabalhou-os, e portanto é ele o rosto do sucesso e do bom trabalho desenvolvido.
Como colega, amigo e sobretudo como adepto de futebol...deixo aqui uma palavra de elogio ao Guto, sem dúvida o grande responsável pela alegria visivel nos rostos dos meninos de fut7.

Para terminar não poderia deixar de partilhar esta conquista com o Miguel (o nosso Piçarra) e com os nossos pequenos atletas Camisão e Leo que muito contribuiram para o resultado final. Também voces estão de parabéns..Campeões!!

Meninos,
Parabéns. Enchem-me de orgulho. Sempre vos disse que acreditava no vosso valor e que o futuro vos iria mostrar que tudo vale a pena quando se faz com alma e coração.
;)


.................

SC Coimbrões 7-0 Tirsense (futebol de 11)
A 3 finais do objectivo final, começamos o dia com uma chuva que deixava antever dificuldades e um jogo mastigado.
Contudo nem a natureza conseguirá parar esta força!!!
Tivemos uma conversa descontraída, franca e com muito sumo antes da partida. Alguns puxões de orelhas, algumas lições para recordar toda a vida, algumas palavras de incentivo...
No final da palestra estavamos todos de acordo: iriamos mostrar que temos valor e que sabemos jogar um futebol de altíssimo nível.

No relvado a história conta-se rápido.
Uma avalanche chamada Coimbrões! Posicionamento perfeito, boa circulação de bola, grande espírito de trabalho e solidariedade, peças novas no onze moralizadas e com vontade de deixar tudo em campo.
Fizemos 25 minutos ao alcance de muito poucas equipas. "Esmagamos" o adversário.
Aos 6 minutos o marcador já ia em 3-0, aos 25m estava em 6-0. Tudo pareceu fácil, mas há um mérito tremendo dos jogadores.
Finalmente afastaram os nervos e a ansiedade, esqueceram-se do cansaço e pisaram de forma confiante e inteligente o relvado.
Os golos do Manel, Samu, Dani, Marco e Fabinho justificaram-se.

Ao intervalo alguém esperava uma palestra?
A palestra resumiu-se a este som: clap, clap, clap. Uma grande salva de palmas dos misters a estes meninos e o pedido para que não abrandassem, para que continuassem com a mesma postura.
Na segunda parte mais do mesmo. É certo que conseguimos apenas mais um golo (Tozé), mas tivemos várias oportunidades.
As mexidas mais acentuadas na equipa retiraram algum equilíbrio, mas não podiamos resistir á possibilidade de dar muitos minutos a todos os atletas.

Vitória clara, esmagadora, incontestável.
A melhor exibição da época.
Jogo colectivo memorável, exibições individuais de encher o olho, grandes golos, grande postura, grande fair-play.
Fomos grandes, fomos Gigantes, fomos Coimbrões!!!

A todos os meus atletas um grande abraço e obrigado pelo espectaculo que me proporcionaram hoje. Tenho um orgulho imenso em todos voces!!!
Agora não vamos abrandar. Não vamos ficar-nos pelas vitórias morais.
Faltam duas finais e com a qualidade que temos..vamos ganha-las!
Eu acredito em voces, os vossos encarregados de educação acreditam em voces, os adeptos acreditam em voces.
Somos uma força que nada nem ninguém pode parar!!!

Parabéns maltinha!!!

Assinado: Mister Nelson

Sem comentários: