sábado, 6 de fevereiro de 2010

SC Coimbrões 2 x 0 FC Pedroso

No primeiro jogo da 2ª volta, vitória por 2x0 frente ao Pedroso, num jogo complicado, contra uma equipa que se mostrou bastante aguerrida e que nunca desistiu de procurar um resultado melhor. Sem ter sido uma excelente exibição, soubemos ser sólidos a defender e partir para o ataque na altura certa, embora por vezes tenhamos falhado na transição ofensiva.

O jogo começou um pouco como o da semana anterior, bastante dividido e sem que nenhuma das equipas conseguisse ganhar algum ascendente. A primeira situação de perigo surgiu num remate do Didi, no primeiro lance em que conseguimos ser rápidos a virar o jogo, tirando a bola da pressão e colocando no flanco contrário, apanhando a defesa contrária desprevenida. Pouco depois, podíamos novamente ter inaugurado o marcador, com o Xano a rematar um pouco ao lado. Nestes dois lances de perigo, um denominador comum: a inteligência com que tiramos a bola da pressão e rapidamente a colocamos no lado oposto. Era este o segredo sucesso, mas a verdade é que não mais o conseguimos fazer, também por mérito do adversário, sempre muito agressivo sobre a nossa linha média, o que tirava algum discernimento aos nossos atletas.

Ao intervalo, o empate a zero acabava por se aceitar, uma vez que o jogo havia decorrido quase sempre a meio campo, sem que alguma das equipas conseguisse se superiorizar. Não estávamos a jogar mal, mas quem viu o jogo da semana passada rapidamente percebia que podíamos e devíamos fazer melhor.

Para a segunda parte pediu-se tranquilidade com a bola nos pés e mais agressividade sem ela. Na etapa inicial, por vezes entramos demasiado no jogo do adversário, um jogo mais directo e distinto do nosso, e por não estarmos habituados a isso sentíamos mais dificuldades.

Não deixa de ser curioso que em termos exibicionais a segunda parte tenha sido menos conseguida que a primeira, o que nos leva a algo que já aqui referimos: muitas vezes, e principalmente nestas idades, o querer, a vontade, a raça, a garra, acabam por desequilibrar mais que o técnico ou táctico. E desta vez soubemos ter essa vontade de ir buscar o resultado, mesmo quando as coisas não estavam a correr da melhor forma. Apesar disso, em ambos os golos mostramos inteligência e qualidade, com duas transições rápidas, explorando o flanco mais desguarnecido do adversário. A inteligente movimentação do Didi, que a meu ver está em claro ascendente de forma, e o oportunismo do Xano acabaram por fazer a diferença, dando-nos uma vantagem algo confortável.

Mas estávamos avisados que esta equipa do Pedroso não era de desistir facilmente, e já no jogo da 1ª volta havia demonstrado isso mesmo. Era preciso continuarmos concentrados, sem baixar a guarda, e soubemos fazê-lo, segurando com relativa tranquilidade o resultado. A vitória acaba por se ajustar pela forma aguerrida com que os nossos atletas se bateram, com a postura de nunca desistir dos atletas do Pedroso a valorizar ainda mais a nossa vitória.

De referir ainda as boas prestações de alguns atletas em posições onde não é muito habitual jogarem (Rui Lourenço, Xano, Luisinho...). Mais uma vez, e nunca é demais lembrar, cairíamos no erro se achássemos que já todos os nossos atletas jogam na posição onde num futuro poderão render mais. Quanto a isso temos "n" exemplos um pouco por todo o futebol profissional de jogadores que só em idade de júnior ou até como sénior é que se afirmaram numa posição completamente distinta daquela onde começaram a jogar. Como tal, ainda é muito cedo para uma "especialização precoce", daí que as experiências vão surgindo de vez em quando, umas com mais, outras com menos sucesso, mas também isso ajuda os nossos atletas a crescer, sendo por isso algo de grande importância no seu trajecto desportivo.

Na próxima semana temos "jornada dupla". Primeiro no Sábado com o Oliveira do Douro, no Parque da Lavandeira, e depois na terça-feira de Carnaval, frente ao Canidelo em nossa casa. Dois jogos que se afiguram de dificuldade elevada e para os quais teremos que estar ao nosso melhor nível para poder conquistar os três pontos.

Quanto ao jogo de terça-feira, um pequeno pedido aos pais. Como alguns se recordarão, o jogo realizado em igual data no ano passado ficou marcado pelo facto de alguns atletas não estarem no máximo das suas capacidades, por nessa noite não terem tido as horas de sono necessárias. Sem querer interferir no que é a liberdade de cada um, pedia que me avisassem com antecedência caso tenham já algo planeado que impeça o vosso educando de dormir as 8-10 horas necessárias. É uma forma de não prejudicar nem equipa, nem o próprio atleta, até porque, em termos de saúde, não é nada aconselhável a prática de desporto após uma noite mal dormida. E se pensarmos bem, se do outro lado não houver esse rigor por parte dos encarregados de educação, já entraremos "em vantagem". Agradeço desde já a compreensão.


Bom fim-de-semana,
Mister Guto

Sem comentários: