sábado, 24 de abril de 2010

SC Canidelo 1 x 0 SC Coimbrões

Nova derrota, desta feita frente ao Canidelo, num mau jogo de nossa parte, elevando para 3 o número de jogos sem vencer.

Foi um jogo onde a estratégia delineada durante a semana acabou por não resultar. A ideia seria defender com as linhas bem juntas, procurando sair em transição rápida após recuperação de bola, mas foram poucas as vezes em que o conseguimos fazer, e apenas na primeira parte, porque na segunda parte fomos um deserto em termos de iniciativas ofensivas.

Creio que não se poderá apontar muito aos nossos atletas em termos de atitude. Tentaram fazer o que lhes foi pedido, mas mais uma vez houve de nossa parte uma total falta de objectividade, (não confundir com jogar directo). A verdade é que conseguimos ter espaço no meio-campo, mas foram raras as vezes em que surgiu um passe a rasgar, um passe nas costas ou uma diagonal dos extremos ou ponta de lança... limitamo-nos a circular a bola, esquecendo do objectivo baliza. Esta situação foi mais evidente na primeira parte, em que por várias vezes surgimos em igualdade e até superioridade numérica no ataque mas não conseguimos criar perigo. Fomos desorganizados em termos ofensivos, e daí a inconsequência dos nossos ataques. O golo adversário acabou por surgir num excelente movimento do avançado do Canidelo, já perto do fim, castigando ainda mais a nossa exibição cinzenta.

Mais do que os resultados, as nossas últimas exibições têm me deixado algo desapontado. Sinto que somos capazes de fazer bem melhor, mas parece faltar alguma motivação à equipa, algo que eu compreenderia se não estivéssemos até aqui a lutar por um objectivo. Há 3 jogos atrás tínhamos tudo na mão para, quem sabe, chegar até ao 1º lugar. Após 3 jogos, 6 golos sofridos e zero marcados, uma queda vertiginosa na classificação e um baixar de braços quase incompreensível. Como é óbvio, o factor motivacional compete quase exclusivamente ao treinador. E perante os últimos jogos torna-se claro que isso tem falhado. E das duas uma, ou está-se a colocar demasiada pressão nos atletas e eles acabam por não a suportar, ou há uma "habituação" aos maus resultados, uma falta de ambição que não pode acontecer.

Por isso, esta semana de paragem acaba por chegar em boa hora. Servirá para colocar as ideias no lugar, "sentir o pulso" à equipa e partir para um final de época bem diferente. Faltam 5 jogos (contando com a Prova-Extra, que é para ganhar, claro), mais um Torneio que queremos vencer. São motivos suficientes para encararmos o que falta jogar com maior alegria, maior vontade.

Aproveitando a folga, iremos utilizar esta semana para começar a preparar o Torneio em Espanha, com os treinos a virarem-se para o Futebol de Sete, sendo que até final da época iremos fazê-lo com maior regularidade. Isto visa atenuar um pouco a diferença de habituação a este tipo de jogo, uma vez que iremos defrontar equipas que praticam unicamente Futebol de Sete.

Por último, gostaria de dar os Parabéns aos atletas convocados para a Selecção de Gaia de Sub-10. Amanhã lá estarei para ver o vosso treino, onde espero possam mostrar todas as vossas capacidades. Sem pressão, basta fazerem aquilo que sabem fazer tão bem. Boa sorte!


Bom fim-de-semana,
Mister Guto

Sem comentários: