domingo, 26 de setembro de 2010

SC Coimbrões 4 x 2 Canelas (Jogo de preparação)

Depois da vitória no Torneio Ria Cup 2010, regressámos aos jogos de preparação, desta feita frente ao Canelas, um adversário que se revelou bastante competitivo.

Foi mais um teste de preparação em que deu para tirar algumas ilações sobre o ponto de situação da equipa, principalmente os aspectos que ainda temos que melhorar. Não fizemos um grande jogo, longe disso, mas a espaços já conseguimos ter alguns apontamentos de qualidade, embora confesse que fiquei um pouco desiludido com a prestação da equipa, mas talvez tivesse criado expectativas demasiado altas para uma fase tão prematura da época.

A verdade é que ainda não temos sequer um mês de trabalho, daí estar talvez a exigir demasiado aos atletas. Mas olhando individualmente para cada atleta, temos que pensar que esta equipa é capaz de render muito mais do que aquilo que mostrou no jogo de hoje. E com certeza irá render, mas ainda temos que trabalhar muito até chegarmos lá.

No entanto, há aspectos que já deviam estar a ser cumpridos mas que teimamos em não fazer. Coisas simples como os cantos e os lançamentos, que já abordámos em treino e insistimos bastante nas palestras, já deviam estar mais que automatizados. A movimentação, principalmente do avançado e dos dois médios, determinante para a nossa dinâmica ofensiva, aparece só de vez em quando. Entre outros aspectos como a cobertura defensiva, que também não funcionou bem neste jogo... Compreende-se e até se aceita estas falhas, mas em competição estes erros pagam-se caro.

Esta semana iremos procurar explorar outro sistema que poderá ir mais ao encontro das características de alguns dos nossos atletas, embora seja um sistema que poderá dificultar mais a rotação dos atletas. Apesar do nosso modelo de jogo estar assente noutro sistema, as dinâmicas de ambos não diferem muito, o que facilitará a adaptação sem que isto se torne demasiado confuso para vocês. E é sempre bom ter um sistema alternativo para termos mais argumentos para responder àquilo que o jogo nos pede.

Mas a nossa "batalha" continuará a ser principalmente apetrechar-vos de recursos técnicos que vos ajudem a decidir da melhor forma cada momento do jogo. Não podemos queimar etapas nem começar a incidir demasiado em organizações e rotinas enquanto não formos competentes com a bola nos pés. E esse trabalho depende essencialmente de vocês e da forma como encaram esses exercícios. Aquele que se convencer que a cada gesto técnico tem que melhorar nem que seja um bocado, está muito mais perto de evoluir do que aquele que encara os exercícios de passe/recepção como um "aquecimento" pré-peladinha.

Sem me alongar muito mais, agradecer ao Canelas por ter aceite o nosso convite e desejar boa sorte para a nova época (menos contra os nossos Sub-10!!). Quanto a nós, trabalho, muito trabalho, para continuarmos a crescer e dar sinais disso mesmo já no próximo fim-de-semana!


Bom Domingo,
Mister Guto

Sem comentários: