domingo, 19 de setembro de 2010

Torneio Ria Cup 2010

Começando pelo fim, dá vontade de dizer: finalmente o 1º lugar! Depois de tantos torneios na época passada a bater à porta da vitória final, entramos na nova época da melhor forma, com a vitória no torneio!

Apesar de não termos feito um torneio absolutamente brilhante, o que se aceita dado estarmos ainda em pré-época, com vários jogadores novos e perante uma nova realidade, o Futebol de Sete, a verdade é que já merecíamos uma conquista destas, nem que fosse pela persistência!

Na Fase Grupos enfrentámos o Beira-Mar B e a EF Paulo Faria, tendo conseguido nestes dois jogos ir "do oito ao oitenta". Contra o Beira-Mar B, depois de nos vermos a perder desde cedo, tivemos forças para dar a volta, passando para a frente do marcador por uma margem que dava alguma segurança, desperdiçando ainda várias oportunidades para ampliar ainda mais o marcador. Não o fizemos e pelo relaxamento que aconteceu na parte final acabámos por pagar um preço alto, mas justo. Demos o jogo como ganho, a atitude competitiva desapareceu e o Beira-Mar aproveitou isso mesmo para chegar ao empate. Foi um "castigo" merecido não propriamente pela exibição, mas pelo relaxamento e desconcentração dos últimos minutos. Uma equipa que está a vencer por dois golos, já na parte final do encontro, não pode facilitar como nós facilitámos. Em vez de sermos nós a estarmos tranquilos, a trocar a bola com tranquilidade, passámos a jogar cada um por si, a organização desapareceu e o pior acabou por acontecer... Empatámos um jogo que deveria ter sido ganho por uma margem confortável.

Este empate, a juntar à vitória do Beira-Mar frente à Escola Paulo Faria (3x1), obrigava-nos a ganhar por uma vantagem superior a 2 golos no último jogo. Apesar da pressão obrigatória de ganhar, não houve ansiedade, e entrámos em campo com uma vontade enorme de resolver o jogo quanto antes. Dois golos em dois minutos mostraram desde cedo que desta vez não iríamos facilitar e nem o golo da Escola Paulo Faria atemorizou os nossos atletas, que ao intervalo já venciam por 5x1. O resultado final (7x1) espelha a grande seriedade com que abordámos este jogo, vencendo por uma margem mais que suficiente para passar em 1º lugar no grupo, defrontando a EF Zé Ribeiro no dia seguinte, para a meia-final.

Na meia-final voltámos a não estar no nosso melhor, acabando por vencer justamente mas de forma demasiado sofrida, novamente sem que isso se justificasse. O jogo acabou por ser muito parecido com o jogo frente ao Beira-Mar B, com a atenuante de, desta vez, termos sabido manter a posse de bola e assumir o controlo do jogo quando o adversário reduziu para 3x2, não facilitando em demasia nessa altura. E seria com este resultado que garantiríamos a presença na final, onde iríamos encontrar o Beira-Mar A.

Há quem diga que as finais raramente são bem jogadas. Esta não fugiu muito a isso, mas a nível de empenho, de atitude, não se pode apontar nada a nenhum jogador de ambas as equipas. Todos lutaram, todos correram até à exaustão e por isso acabou por ser uma final bastante emotiva. A primeira parte pertenceu-nos completamente, apesar de até ter sido o Beira-Mar a marcar primeiro, praticamente no único lance em que rematou à nossa baliza na etapa inicial. A partir daí assumimos o jogo e fomos encostando o Beira-Mar cada vez mais atrás. O golo do empate acabou por surgir de forma natural e inteiramente justa.

Para a segunda parte o Beira-Mar entrou mais agressivo, balanceando-se mais no ataque, deixando mais espaço nas costas para o nosso ponta-de-lança. Mesmo sem o domínio de jogo, acabaram por pertencer a nós as melhores oportunidades de golo, mas voltámos a pecar na finalização. O apito final chegaria com um empate a uma bola e nesta altura já pairava no ar o "fantasma" de Ribadeo, onde também podíamos ter vencido o jogo no tempo regulamentar e acabámos por perder de forma inglória nos penalties.

Mas desta vez a história foi diferente. O primeiro penalty dos aveirenses acabou por ser defendido de forma brilhante pelo João Manuel, com o Didi de seguida a permitir também a defesa do guardião contrário. Seguiram-se 3 marcações irrepreensíveis para ambos os lados (Diogo Teixeira, Tiago Costa e João), até que no 5º penallty o João Manuel voltou a estar ao mais alto nível, com nova defesa fantástica. A vitória no Torneio passava a estar no pé esquerdo do Mota, que com uma confiança tremenda fez o 4-3 final.

Um prémio justo para os nossos atletas, que deram tudo o que tinham nesta final, e depois da falta de sorte que tiveram em outras finais, não mereciam perder outra vez desta forma.

Uma vitória que nos dá animo e confiança para o futuro, mas é preciso não esquecer que há ainda muito trabalho pela frente, muito mesmo. Estamos a 3 semanas do início do campeonato e temos que chegar a dia 9 na máxima força, mas para isso temos que continuar a treinar nos níveis que temos feito até aqui, ou até mais.

Para finalizar, agradecer aos pais pela disponibilidade, pelo apoio incondicional e por toda a atenção para com os miúdos e equipa técnica. A união faz a força, e foi também graças ao fantástico ambiente vivido entre todos (pais, atletas, treinadores) e pela excelente postura durante todo o torneio (mesmo face a muitas provocações) que conseguimos este triunfo. Que seja assim durante toda a época!

Dar ainda os parabéns à organização do torneio e ao restaurante Portela's, pelo fantástico serviço prestado!

E por último, dar os Parabéns aos nossos atletas, os grandes obreiros deste triunfo. Que seja a primeira vitória de muitas! Mas não adianta agora descansar à sombra desta conquista, ainda há uma época muito longa pela frente. Amanhã é um novo dia e é preciso continuar a trabalhar. 18h30 lá estamos todos para continuar a fazer do SC Coimbrões um Clube cada vez maior!


Cumprimentos,
Mister Guto

2 comentários:

Valdir disse...

Parabéns meninos e aos misters !!!

Anónimo disse...

FOI DE FACTO UMA VITÓRIA BRILHANTE DOS N/MIUDOS NESTE TORNEIO KE APESAR DE LONGAS HORAS DE ESPERA ENTRE OS JOGOS, VALEU A PENA PELOS MOMENTOS DE QUALIDADE DO NOSSO FUTEBOL, COM BOAS JOGADAS COLECTIVAS,BONITOS GOLOS E PELA EMOÇAO E ADRENALINA DA FINAL ONDE VI ALGUMAS LAGRIMAS APÓS O ULTIMO PENALTY O KE PROVA KE HÁ MOMENTOS KE VALE A PENA SEREM VIVIDOS PELOS NOSSOS MIUDOS KE NOS CONTAGIAM, O MEU PUTO POR EXEMPLO NUNCA O VI REZAR POIS NO DOMINGO ANTES E DURANTE A MARCAÇAO DOS PENALTIES ESTAVA DE JOELHOS DE MAOS UNIDAS VIRADO PARA O CÉU A PEDIR A DEUS A AJUDA DIVINA. KERIA AGRADECER AO MISTER(S)PELA PACIENCIA KE TEVE COM OS NOSSOS PUTOS, PELA DEDICAÇAO E PELA VITÓRIA É CLARO, POR ULTIMO, UM ABRAÇO AO JOAO LULUNZI(E AO PAI JORGE) KE FOI O MELHOR JOGADOR DO TORNEIO E POR TER MANTIDO SEMPRE A SERENIDADE APESAR DAS PROVOCAÇOES.É ASSIM MESMO JOAO , NAO LIGUES AOS INVEJOSOS,MANTEM SEMPRE A MESMA POSTURA E VAIS LONGE.
P.TEIXEIRA