Amanhã pelas 9h30m tem início a vossa época oficial de competição, na AF Porto. Será para vós um dia especial, que de certeza ficará na memória de todos. Eu confesso que ainda me recordo do meu primeiro jogo oficial, um jogo disputado no campo do Pasteleira, com uma vitória por 4 x 0 diante do Padroense, jogando pelo Boavista. Não me perguntem pelo segundo jogo, pois não me recordo, nem do terceiro e por aí adiante.
Em Arcozelo, amanhã, vamos nos divertir, a jogar futebol e tentar colocar em práctica o que temos vindo a trabalhar nestes 15 treinos que fizemos.
Acontecerão momentos que nos irão sair bem, outros razoavelmente e outros que nos irão sair mal.
Será normal, numa equipa muito jovem, sem grande experiência, numa fase de aprendizagem inicial ainda.
Se puder fazer uma comparação, diria que esta equipa é um bébé a gatinhar.
Desde o primeiro dia que temos vindo a dizer que o resultados no campo não serão o mais importante.
Para os vossos treinadores, o mais importante é que vocês assimilem o que temos vindo a treinar, que se sintam melhor preparados e confiantes a colocar em campo o que aprendem.
Que se sintam no final de cada treino, mais capazes de jogar futebol do que no seu início.
A fase de "pré época" terminou, daqui para a frente serão jogos a doer.
Num balanço deste primeiro mês, agora que já ultrapassamos a fase de ambientação, de conhecimento mútuo, os vosso treinadores estão muito satisfeitos com todos vós.
Se no início foi complicado tentar "sintonizar" todo o grupo de trabalho, é maravilhoso agora ver-vos no treino com a atenção devida, com vontade de vir ao treino, de aprender e serem ambiciosos de querem evoluir.
Temos um grupo de meninos educados, por uma ou outra vez traquinas, mas com a vossa idade as traquinices fazem parte...Não é com a idade dos vosso treinadores que o irão ser, não é ?
Durante 3 dias por semana, durante uma hora ( mais obviamente o dia de jogo ), vocês também são " os nossos filhotes ".
E todos querem o melhor para os seus filhos. Daí desde o primeiro dia termos afirmado que nesta equipa não haveria titulares e suplentes e que a gestão seria feita em rotação, dando oportunidades iguais e o mais possível o mesmo tempo de jogo a todos os jogadores por sector.
Ontem cinco atletas ficaram de fora dos convocados, um por razões burocráticas, um outro por doença, os restantes três por opção.
Custou dizer-lhes que não iriam jogar e irá custar todas as semanas, mas a função e obrigação de um treinador é essa, ser um gestor, ser sincero e leal com o seu grupo de trabalho.
Esses três atletas têm a garantia que na próxima jornada serão convocados, os restantes dois também o serão quando resolvido o problema burocrático do nosso "internacional brasileiro" e se já estiver recuperado da sua doença.
Amanhã, aconteça o que tiver de acontecer, os doze convocados e os restantes 5 continuarão a ser os nossos meninos, os nossos " filhotes ". E no final do jogo todos iremos sair do campo de cabeça levantada e continuaremos a ter muito orgulho em trabalhar convosco e de sermos os vossos treinadores.
P.S. - E nada de saídas nocturnas hoje !!!! :):)
P.S. 2 - Parabéns ao Vasco, ao Marquinho, ao Rui Oliveira e ao Bertinho por terem sido nomeados capitães de equipa pelos vossos colegas e treinadores.
Cumprimentos
Valdir Cardoso
Sem comentários:
Enviar um comentário