sábado, 9 de outubro de 2010

SC Coimbrões 9 x 1 EF Paulo Faria (Sub-11)

No nosso primeiro jogo oficial desta época, e para muitos o primeiro jogo oficial de sempre, recebemos e vencemos a Escola Paulo Faria, numa exibição bem conseguida mas algo ensombrada pelas inúmeras oportunidades desperdiçadas.

Este terá sido mesmo o grande "senão" da partida. Ainda com algumas falhas a nível de posicionamento e de coberturas, situações naturais dado estarmos ainda no início de época, a finalização acabou por ser o aspecto que deixou mais a desejar. Bom, se calhar nem tanto a finalização, mas sim as repetidas falhas na recepção de bola que tivemos em situações de golo eminente e que nos custaram, sem exagero, pelo menos mais 5 golos.

Pode parecer estranho falar-se deste tipo de falhas num jogo onde marcámos nove golos, mas a verdade é que produzimos situações suficientes para marcar pelo menos outros tantos golos e que por faltas de concentração (sim, porque muitas vezes o erro na recepção não está tanto na questão técnica mas sim na concentração) acabámos por desperdiçar.

No restante, já se viu mais dinâmica, especialmente a meio-campo, um maior à vontade com bola e maior noção de ocupação de espaços. Mas ainda há muito trabalho pela frente. No entanto, a ideia que fica deste jogo é que estamos a caminhar na direcção certa. É importante mantermos (e se possível aumentar) a intensidade que temos tido nas últimas semanas de treino pois é treinando nos limites que conseguimos evoluir. E mais uma vez sublinho que há atletas que ainda não levam alguns momentos do treino com a seriedade e concentração devidas, e essa atitude reflecte-se em jogo. A equipa perde com isso mas acima de tudo quem mais perde são vocês, porque não vai ser em Juvenil ou Júnior que vão corrigir gestos técnicos fundamentais como a recepção e o passe. A altura de corrigir e aprimorar tudo isso é agora, por isso não percam essa oportunidade.

Na próxima semana teremos um jogo, à partida, mais exigente, o que implicará ainda mais empenho, ainda mais atitude, tanto nos treinos como no jogo. E acima de tudo queremos ver evolução e para isso é preciso que o próximo jogo seja ainda melhor que o anterior, sempre.


Não podia deixar de dar uma palavra aos atletas e treinadores da Equipa Sub-10. Há duas palavras fundamentais associadas ao trabalho que será desenvolvido esta época por este escalão: Confiança e Paciência. Há 3 anos tive a responsabilidade de assumir exactamente este escalão, num ano em que o SC Coimbrões optou por ter uma equipa Sub-11 de Fut11 e outra Sub-10 de Fut7. Perdemos muitos jogos, é verdade, alguns por goleadas de dois dígitos, mas nós, quer treinadores quer atletas, sabíamos que estávamos ali a preparar o futuro. Tínhamos absoluta confiança no trabalho que estávamos a desenvolver e sabíamos que no futuro teríamos os frutos desse trabalho. A verdade é que essa equipa no ano seguinte ficou em 2º lugar no Campeonato Distrital de Escolas Fut11 e no ano seguinte venceu a Danone Nations Cup.

É preciso perceber-se que estas equipas não são feitas a pensar em ganhar já, são feitas a pensar em ganhar no futuro. Se pudermos somar vitórias no presente, tanto melhor, mas temos que estar preparados e mentalizados para tudo. Entrar para vencer sempre, independentemente do adversário, mas acima de tudo sair de campo com a certeza que crescemos mais um pouco, que demos mais um passo em frente.

Eu sei que esta equipa num futuro próximo nos dará muitas alegrias, e sei que a sua equipa técnica acredita exactamente no mesmo. Agora é muito trabalho, muita paciência e acima de tudo muita confiança!

Bom fim-de-semana,
Mister Guto

2 comentários:

Misters disse...

Parabéns aos Sub 11 pela vitória clara no jogo de hoje.
E agradecemos as palavras de apoio :)

Valdir

Anónimo disse...

Antes de começar o jogo percebeu-se ke ia ser fácil, pela postura do adversário e assim foi, a ekipa adversaria nao tinha andamento para a nossa ekipa ke dominou a partida de principio ao fim sem grande esforço, tudo muito fácil e toda a gente a kerer marcar golos e até o n/defesa central foi jogar junto ao n/ponta de lança, é evidente ke este tipo de jogos nao se evolui pois nao é preciso muito empenho e concentraçao, eu acho se os misters pudessem, tinham mandado a ekipa de sub 11 para Arcozelo e a sub 10 contra o PauloFaria. a n/ekipa também perdeu golos e passes porque o terreno estava muito escorregadio e por falar em terreno de jogo keria dar os parabens ao mister pelo excelente trabalho na arquitectura do campo 7, pena foi nao ter mais orçamento em termos de espaço para puder alargar mais 1.5 mt para cada lado o ke seria ideal atendendo as n/caracteristicas. Parabens a todos por esta vitoria expressiva ke nos deve colocar já no 1º.lugar e ke espero ke mantenhamos até ao fim.
P.Teixeira