"Já na 2ª parte tenho que dizer que foi um desastre total, perderam-se em campo, pouca agressividade (medo do contacto físico), passes completamente disparatados e errados sem qualquer convicção e vontade"
Pego nas palavras do Mister André, sobre o anterior jogo diante do S. Félix para retratar igualmente a 2ª parte de ontem.
Já o aquecimento se antevia esta situação, pouca convicção e vontade no exercício do losango, onde não se conseguiu dar uma volta completa com qualidade, facto que até levou o nosso director a reparar na situação, algo que nunca tinha feito até ontem.
Mostrassem uma atitude competitiva e agressividade pela posse de bola em campo, e no final do jogo, tal como aconteceu em outra derrotas, mas onde a equipa deu tudo, iria cumprimentar-vos um a um e dar-vos os parabéns, porque quem dá tudo o que tem, a mais não é obrigado.
Mais grave ainda, porque na conversa no balneário, centramos nesse tema : Atitude competitiva e agressividade.
E onde até dei o exemplo do Tomás Martins, expoente máximo nestes dois capítulos, autêntico nota 5 ou 5 estrelas se preferirem.
O Tomás seja no treino ou no jogo, tem uma entrega total, luta pela conquista da bola como ninguém.
Falei-vos também de um jogador que vi no sábado passado com um excelente pé esquerdo, que fez 3 golos, mas que nunca será jogador de futebol ao mais alto nível.
Nunca chegará a um Campeonato Nacional num escalão jovem, porque não corre e porque não luta pela bola.
Disse-vos que apesar do pé esquerdo muito forte, o facto de não ter atitude competitiva e velocidade, nunca chamará à atenção de um clube grande.
Aliás esse jogador saiu do Boavista este mês, dispensado, ( e não estamos a falar infelizmente num clube grande em termos de formação como era no meu tempo de jogador ) e fez o primeiro jogo no seu novo clube, no fim de semana passado.
O que mais me entristeceu ( e não só a mim ), foi após o final do jogo, a atitude competitiva e a agressividade com que lutaram pelos rebuçados.
Vocês até lutaram no chão pelos rebuçados quando não o foram capazes de o fazer no jogo pela conquista da bola.
Até um jogador do plantel sénior foi ao balneário chamar-vos à atenção desse episódio no final do jogo, jogador esse que entrou no clube mais novo que vocês.
Também o Mister Jorge Silva vos chamou à atenção, outro jogador do clube que entrou com a vossa idade no Coimbrões.
Que vos sirva de exemplo, pois chegaram onde chegaram porque demonstraram sempre a melhor atitude competitiva ao serviço do SC Coimbrões.
Estes dois elementos contribuíram ( como óbviamente outros ) com o seu esforço e dedicação, para que vocês possam dizer ( e por vezes cantar ) que o melhor clube de Gaia somos nós.
Descemos mais um lugar, para o 9º, devido à vitória do S. Félix, fora diante do Boavista ( 1 x 4 ).
Vão me dizer que o S. Félix é melhor que nós ? Que joga futebol ? Que têm mais técnica que os nossos atletas ?
Não, não têm. Mas percebem melhor que nós, que em competição, ( e os meus caros estão no SC Coimbrões, na competição, não estão na Escola de Futebol do SC Coimbrões, FutJovem, onde a exigência é naturalmente inferior ) é preciso lutar para se vencer. Que a vitória não cai no céu. Não basta sermos melhores tecnicamente, ou porque não jogamos o chamado "bico para a frente", para vencer.
É preciso lutar pela conquista da bola, até porque vocês sabem desde o primeiro dia, desde a nossa primeira conversa, que se não tivermos a bola, vamos ter que correr para a ter.
Isso foi-vos dito mesmo antes do primeiro exercício da época...E já lá vão 3 meses e 40 treinos !
Continuo a acreditar que é possível acabar acima do 8º lugar.
Basta correr, lutar e ser mais agressivo do que os jogadores do Leverense e Gervide.
P.S. Não confundir agressividade na luta pela posse de bola ( a agressividade positiva ), por cometer faltas duras e entradas violentas ( agressividade negativa ).
São duas coisas completamente distintas.
P.S 2 - O pai do Rui Oliveira, gentilmente entregou-me um CD com fotos dos nosso jogos. A ideia é alojar na net, num site protegido, com nome e senha, para proteger a vossa identidade pelo facto de serem menores, e que os vossos pais possam retirar as fotos que mais vos interessem.
Depois de estar tudo colocado, iremos entregar aos vossos pais as informações necessárias para que o possam fazer.
Cumprimentos
Valdir Cardoso
Sem comentários:
Enviar um comentário