sábado, 29 de janeiro de 2011

SC Coimbrões 2 x 1 CF Canelas (Sub-11)

Estreia a vencer na 2ª Fase do Campeonato Distrital, num jogo muito disputado, frente a uma equipa com muita qualidade, bem organizada e com excelente atitude competitiva. Ainda assim, e apesar da valia do adversário, creio que não fizemos uma boa exibição. O resultado acaba por atenuar (e camuflar) um pouco isso, mas a verdade é que temos equipa para fazer mais e melhor.

Ao contrário do que vinha sendo habitual, desta vez entrámos melhor no jogo. Nos primeiros minutos conseguimos manter o Canelas no seu reduto defensivo, pressionando alto e acumulando recuperações ainda no meio campo adversário. O nosso golo já se adivinhava e podia ter surgido num desvio do Tiago Costa, mas o guarda-redes contrário negou-o com uma excelente defesa. Pouco depois acabaríamos por marcar, num lance onde o João encontra espaço na direita e remata cruzado.

A partir daqui a nossa exibição baixou bastante de qualidade. Fomos dando maior liberdade ao Canelas, que foi crescendo no jogo, chegando ao empate de grande penalidade. Até mesmo o golo do adversário não nos fez "acordar", mas a verdade é que pouco depois chegaríamos mais uma vez à vantagem, sem ter feito muito para isso, numa insistência do Diogo.

Nesta primeira parte foi notória a falta de mobilidade da nossa equipa, que obrigava os nossos atletas, na maioria das vezes, a resolver os problemas de forma individual, porque o colectivo não estava a funcionar. A vantagem ao intervalo explica-se muito por aí, devendo-se em grande parte à qualidade individual dos nossos atletas do que propriamente pela força do colectivo.

A segunda parte foi mais positiva nesse aspecto, em especial os primeiros 15 minutos. Criámos várias oportunidades que poderiam ter sentenciado o jogo mas falhámos na finalização. Neste período fomos bastante organizados, conseguindo fazer alguma circulação e posse de bola, algo que quase não havíamos feito na etapa inicial.

Mas por não termos marcado, acabámos por ter que sofrer bastante na parte final. No seu forcing final, o Canelas podia mesmo ter marcado em pelo menos duas ocasiões, tendo inclusivamente atirado uma bola ao poste. Com alguma felicidade de nossa parte, acabámos por vencer, mas fica gravada a exibição para memória futura, servindo de exemplo para os próximos jogos.

Há um aspecto que eu não podia deixar de referir. Esta exibição abaixo do nosso potencial acaba por não surpreender. Se durante a época temos elogiado bastante a vossa postura e entrega nos treinos, nas últimas semanas temos notado um enorme relaxamento e uma atitude passiva, desconcentrada e displicente em treino. De certa forma compreendo que a ausência de jogos pode levar a algum relaxamento, mas já há 2 semanas que sabíamos que tínhamos um jogo importantíssimo neste Sábado e, tirando o treino de 6ª feira (se calhar por ter sido mais curto...), qualquer um dos outros treinos nestas duas semanas tiveram momentos onde a concentração e o empenho praticamente não existiram.

Se queremos que a equipa evolua, se queremos ter bons resultados nesta 2ª Fase, temos que regressar à nossa postura normal em treino. Esta equipa quando treina na plenitude das suas capacidades, é capaz de treinos com uma intensidade incrível. E é um desperdício perder o nosso já reduzido tempo de treino com exercícios feitos "aos empurrões", feitos a passo e sem o mínimo de atitude. O rendimento que se tira desses exercícios é zero, e isso reflecte-se no jogo.

A verdade é que quem treina mal, não pode jogar bem. E a partir de agora não há mais margem de manobra. Para fazermos uma 2ª Fase condizente com a vossa qualidade temos que voltar à postura dos primeiros meses de treino e esquecer estas duas últimas semanas. E o próximo jogo vai ser já um osso muito duro de roer. Se queremos sair do Olival orgulhosos do que fizemos vamos ter que fazer uma semana de treinos a grande nível, ao nível daquilo que vocês nos habituaram.


Cumprimentos,
Mister Guto

Sem comentários: