sábado, 12 de fevereiro de 2011

SC Coimbrões 8 x 2 FC Lagares (Sub-11)

Nova vitória com um resultado que não deixa transparecer as dificuldades que tivemos neste jogo, frente a uma equipa aguerrida e organizada, que complicou ao máximo a nossa tarefa.

Depois de um jogo muito bem conseguido frente ao FC Porto, voltámos a entrar a facilitar, dando mais uma vez a primeira parte de avanço ao adversário. Aos poucos é possível perceber algum padrão de comportamento nos nossos jogadores. Ao contrário do que normalmente é habitual em atletas da vossa idade, vocês parecem "crescer" em ambientes de maior pressão, e serem menos propensos a facilitar nesses jogos, onde a expectativa é muito elevada. É possível chegarmos a esta conclusão se pensarmos nos jogos que, em teoria, seriam os mais complicados até aqui: na 1ª Fase, Leixões e Leça, na 2ª Fase, FC Porto. Nestes 3 jogos fizemos exibições, na sua totalidade, muito bem conseguidas e, acima de tudo, entrámos logo de forma autoritária e mantivemos a mesma atitude durante todo o jogo.

Mas estas foram as excepções. A regra tem sido facilitar sempre na 1ª parte, até termos que chegar ao intervalo e levar um "abanão". Hoje é mais um exemplo disso mesmo, se calhar o exemplo maior. Chegámos cedo à vantagem, com relativa tranquilidade, mas a partir daí veio o desnorte. Jogadores a passo, sem o mínimo de atitude, mal posicionados, deixando uma pálida imagem do que a nossa equipa é capaz de fazer. O Lagares, muito bem, aproveitou o nosso desacerto para empatar por duas vezes, em lances onde o médio-centro fez o que quis da nossa equipa.

O empate ao intervalo aceitava-se plenamente. Não tanto pelas oportunidades de golos, porque até havíamos criado algumas, mas principalmente pela qualidade do nosso jogo e pela péssima atitude. Era um castigo justo para uma equipa que teima em não querer sempre mais. Por isso, o discurso no balneário só podia ser de alguma dureza. No nosso Clube, um treinador pode tolerar maus passes, remates ao lado, uma ou outra falha no posicionamento, etc., mas não pode tolerar faltas de atitude. Isso tem que estar sempre presente num jogador "à Coimbrões" e podem crer que até final da época vocês vão perceber isso, não tenham a mínima dúvida.

A 2ª parte foi bem diferente, e isso torna o que se passou nos primeiros 25 minutos ainda mais difícil de aceitar. Podia ser simplesmente um dia mau nosso, onde nada calhava bem, e dessa forma conseguiria-se perceber a apatia da 1ª parte. Se assim fosse, a 2ª parte seria mais do mesmo, mas não o foi. Que diferença de uma parte para a outra! Foram 25 minutos junto à área do adversário (que apenas por uma vez se aproximou da nossa baliza na 2ª parte), mais de uma dezena de oportunidades de golo, 6 golos marcados e zero sofridos, circulação de bola com qualidade, variações de flanco, constante ataque ao espaço... que diferença! A MESMA EQUIPA, os MESMOS JOGADORES, uma atitude completamente diferente! Até quando vocês vão continuar sem perceber que é a ATITUDE que muitas vezes ganha jogos, que é a ATITUDE que faz com que erremos menos passes, menos remates, menos cortes... Será que isso já não se tornou demasiado óbvio? Sejam ambiciosos, queiram sempre mais, de uma vez por todas. Não estejam à espera para ver aquilo que o jogos vos dá, queiram ser vocês a impor os ritmos de jogo. Já chega de facilitar, metam na cabeça que todos os jogos têm que ser encarados com a mesma atitude!

Desta vez ainda foi possível recuperar de um resultado menos positivo, mas não queiram correr esse risco mais alguma vez. Temos mais um jogo complicado na próxima semana, e não podemos repetir erros do passado. Temos que dar sinais de crescimento a todos os níveis, e isso passa também por mudar a nossa abordagem aos jogos. Sejam ambiciosos, sonhem com grandes coisas mas, acima de tudo, lutem verdadeiramente por elas.


Cumprimentos,
Mister Guto

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabens aos Gutinhos por mais uma vitória rumo ao titulo, esta 2ª.parte foi arrasadora e mostrou o ke a ekipa ker, ker ser campeao, é claro, a lª.parte nao foi boa?é natural, o adversario tinha qualidade, ia a todas porque estava fresco, foi-se desgastando atrás dos nossos miudos e depois viu-se os resultados na 2ª.parte, nao tiveram pernas para nós, também o nosso Patrick Vieira descansou metade da 1ª.parte e viu-se na 2ªparte ke freskinho como alface parecia ke andava de moto(grande 2ª.parte Joao),ou seja, é dificil jogar 50 minutos no mesmo ritmo e mesma atitute neste momento mas mais lá para frente a tendencia é ter 50 minutos num ritmo identico á de 2ª.parte, seja como for, a nossa ekipa está com mentalidade ganhadora. já agora, nao comentei a nossa vitoria com o FCPorto pois fikei um pouco desconsolado já ke senti após o final ke tinhamos capacidade para um resultado mais volumoso, acabou por ser lisonjeiro., o mister perdoou uma goleada aos meninos do FCPorto.
P.Teixeira