sábado, 21 de maio de 2011

Um dia para a história!

Este é um daqueles dias que jamais se apagará da memória. Um dia inesquecível, a todos os níveis, que deixará esta equipa para sempre na fantástica História do SC Coimbrões.

Somos Campeões Distritais, algo que talvez nem o mais optimista dos nossos adeptos alguma vez terá pensado ser possível. Não porque não tínhamos qualidade para isso, mas porque o passado recente criou a ideia que só dois os três clubes são reais candidatos a tais feitos.

Provamos que não. Provamos que com muito trabalho, muita entrega, muita dedicação e espírito de conquista estes feitos são possíveis. Foi exigente (ou melhor, tem sido exigente, porque ainda temos jogos para ganhar), mas a verdade é que foi essa exigência que nos levou a que conseguíssemos ultrapassar cada obstáculo.

O que fizemos até aqui é motivo de grande orgulho. O percurso não foi fácil e começou bem antes do início desta época. Primeiro com o trabalho realizado pela FutJovem, que nos deu a base desta equipa. E por este facto só podemos ter uma palavra de apreço para o Prof. Sérgio, Prof. Gomes, Prof. Ivo, Prof. Costinha, Prof. Hugo, Prof. Miguel Ferreira e outros que em alguma altura ajudaram na formação destes atletas, que chegaram ao escalão de competição mais que preparados para esta maior exigência.

A estes atletas juntaram-se mais 9, alguns por mero "destino", outros fruto de um trabalho de prospecção que nos levou a assistir a todo o tipo de competições. Formou-se então um grupo bastante homogéneo, mas acima de tudo um grupo de amigos, um grupo de atletas com os quais dá gosto trabalhar. A cada treino que passava percebíamos a qualidade destes atletas e a forma como funcionavam bem em conjunto, que é algo bem mais importante do que ter apenas um grupo de excelentes jogadores.

Os bons resultados foram surgindo com naturalidade e a confiança num feito histórico crescia a cada pequeno passo. Após uma primeira fase intocável, seguia-se a verdadeira provação. Os melhores dos melhores, todos contra todos. Destacaria a vitória frente ao FC Porto como um dos pontos marcantes desta caminhada. Era a confirmação de que éramos, de facto, candidatos.

A derrota no Ringe resfriou os ânimos, mas a confiança voltaria a subir após aquele que para mim foi o nosso melhor jogo esta época, a recepção ao Freamunde. Liderança alcançada, para não mais a largar.

Um trajecto intocável, coroado hoje com a conquista final. Um realizar de um sonho e a certeza que o nosso nome ninguém mais apagará da história do nosso Clube.

Mas hoje fizemos questão de não ficar por aqui. A vitória na Danone Nations Cup é mais um ponto alto do que tem sido uma época fantástica de um grupo de atletas que não pára de nos surpreender. Arrisco-me a dizer que será provavelmente a primeira equipa de um escalão inferior a conquistar a presença na Fase Regional deste Torneio. Mérito pela forma séria como encararam esta competição, mesmo perante atletas mais velhos. Foi um grito de "Campeões" com um duplo sentido e a forma perfeita de terminar um dia que nunca será esquecido.

Hoje tenho que me alongar nos agradecimentos, porque estas conquistas são sempre graças ao trabalho de muitos. Vai parecer um discurso de cerimónia dos Óscares, mas não quero ser injusto com ninguém. Começando pelo topo da hierarquia, agradecer ao Presidente e restante Direcção (na pessoa do Sr. Eduardo) pela confiança que nos deram e pela forma empolgada com que foram acompanhando a evolução desta equipa. Sei que estão genuinamente orgulhosos desta nossa conquista. Aos directores do Clube (Luís, Hélder, Hélder Oliveira, Vítor, Sr. Leite, Sr. Toni, Sr. Alexandre, Sr. Lacerda (os dois), Sr. Rodrigues, Sr. Freitas e Sr. Manuel) por toda a colaboração e apoio. Ao coordenador João Carvalho por ter acreditado sempre neste grupo, dando-nos todo o apoio necessário para desenvolvermos o nosso trabalho sem outras preocupações. Aos treinadores das restantes camadas que sempre se mostraram interessados na nossa campanha e que sempre tiveram palavras de apoio e carinho para os nossos atletas. Ao corpo médico (Bruno e Tiago) e em especial ao Sr. Pacheco, peça fundamental no fantástico ambiente vivido neste grupo. Proporcionar alegrias a alguém como o Sr. Pacheco, que é uma "Instituição" dentro da própria Instituição SC Coimbrões, é um dos meus maiores factores de motivação. À Dona Clara, pela palavra amiga que sempre teve para connosco, ao Sr. Gomes (e restante família) pela sua maneira única de estar que tanta empatia cria junto dos miúdos. Ao Sr. Raul, cuja forma genuína como vibra ao meu lado no banco diz bem da paixão que tem por estes meninos.

Agora de forma um pouco mais pessoal, começar por referir duas pessoas que também têm que se sentir responsáveis pela conquista de hoje. Foram eles que trouxeram outra mentalidade à formação do Clube e foram eles que me fizeram ver que momentos como estes podiam ser possíveis. Foram 3 anos de convívio diário que irei para sempre recordar, por tudo o que aprendi e pela forma como me ajudaram a acreditar mais no meu trabalho. Ao mister Zé Carlos e mister Nélson, acreditem que este título também é vosso!

Ao mister Marco e mister André, que começaram este trajecto ao meu lado e que continuam a ter grande importância no apoio e na constante troca de ideias, que nos tem ajudado a evoluir. Ao mister Valdir, que mesmo estando agora um pouco mais longe, tem tido sempre a palavra certa para connosco e nunca deixou de nos apoiar. Aos "putos" Correia, Jorge e André, bem como ao Juka e Biscoito. E claro, ao mister Gomes, alguém com quem aprendi e aprendo sempre mais qualquer coisa.

Aos pais e todos aqueles que acompanham e apoiam esta equipa. Que nunca falharam, que nos bons e maus momentos estiveram sempre ao lado desta equipa e nunca se negaram a nada. Um grupo forte depende muito do tipo de pessoas que acompanham os miúdos e até nisso tivemos sorte. Somos um grupo unido, e isso torna-nos ainda mais fortes.

Por fim, aqueles que, em jeito de brincadeira, têm sido o meu braço direito e braço esquerdo. O mister Lereno, que embora não tenha podido estar tão presente nos últimos tempos, é sempre alguém com quem sei que posso contar e que tem sempre algo importante a acrescentar e uma opinião que valorizo muito. A ligação que tem com os miúdos é extraordinária e isso é algo que nem todos têm capacidade de criar. É um miúdo com um potencial tremendo, e que espero não se deixe desmotivar. Para terminar, agradecer ao mister Kim. Foram muitas horas a falar de futebol, muitas trocas de ideias, sempre com algo de produtivo a sair dessas conversas. Nos momentos mais complicados, teve sempre uma palavra de confiança e de motivação e demonstrou sempre uma convicção inabalável no nosso trabalho. Sei o carinho que sente por esta equipa e sei também a alegria que teve por termos conseguido este título. Ficará sempre uma dívida de gratidão pelo apoio inesgotável.

Agora é festejar mas sem esquecer que temos ainda dois jogos pela frente e queremos terminar o campeonato em beleza. Não vamos ser sobranceiros e vamos continuar a mostrar em campo o porquê deste título. Temos o nosso prestígio a defender, e como tal não podemos facilitar.


Bom Domingo,
Mister Guto

5 comentários:

Anónimo disse...

Foi escrita uma das mais brilhantes páginas não só do SC Coimbrões, mas do futebol de formação, principalmente no escalão de Benjamins.

Todos os jogadores estão de parabéns, pois foram os grandes interpretes deste histórico titulo, lutaram sempre pela mesma causa e souberam ser uma equipa no verdadeiro sentido da palavra. São os pequenos grandes campeões. Igualmente de parabéns está todo o staff associado a esta equipa e os pais dos atletas. É com frequência que se vê equipas em que os pais em vez de ajudar, acabam por ser prejudiciais, mas felizmente não foi o caso desta equipa, onde praticamente todos os pais foram um suporte positivo para o sucesso desta equipa e em que independentemente de os seus filhos jogaram muito ou pouco, souberam estar e educar os seus educandos no sentido de saberem equilibrar os interesses colectivos com os interesses individuais. Por isso estão (praticamente) todos de parabéns e também eles fazem parte desta brilhante história.

No entanto, não posso deixar de invocar e destacar o grande obreiro deste momento histórico que é o Mister Guto. O seu inquestionável valor enquanto ser humano já faziam dele um grande campeão na vida, algo que alastrou ao Futebol. A sua profunda dedicação e empenho resultaram nesta justa recompensa. PARABENS GRANDE CAMPEÃO!!


Joaquim Pinto

Nelson Oliveira disse...

Bom, vou repetir um "texto" que já havia publicado e que em suma resume aquilo que me vai na alma depois das fantásticas conquistas desta equipa, mas em particular do Guto.

Acrescento previamente que até no momento de recolher os louros és genuinamente generoso.
Ao contrário de ti não tenho tanta crença na importancia que algumas pessoas tiveram nesta página histórica do Clube, contudo se é o Campeão que o diz, então está dito.

Aqui ficam as palavras que já havia dispensado para assinalar este feito brilhante:

"Á quase 4 anos atrás três jovens pouco experientes conheceram-se.
E no meio de um marasmo de ideias e num contexto com pouca organização “atreveram-se” a sonhar mais alto e a querer mais e melhor para o SC Coimbrões.
Desde então que se viveu numa constante batalha para que todos os que os rodeavam também acreditassem e também contribuissem para algo “maior”, luta difícil...

Mas já diz o ditado: o sonho comanda a vida. E eu atrevo-me a acrescentar: a competência e o esforço ditam os resultados.
Esse esforço, essa crença, essas muitas horas extra e essa paixão pelo que se faz trouxeram ao Clube, e em particular ao futebol dos mais novos, feitos que para muitos não seriam possíveis.
Desde logo o estatuto de melhor clube de Gaia no escalão de Infantis, a conquista inédita e sua reconquista do Torneio Miranda de Carvalho, a conquista e reconquista da Danone Nations Cup, alguns outros troféus e mais recentemente esse feito fabuloso, o título de campeão distrital de Benjamins.
O tempo vai passando mas a marca do trabalho perdurará para sempre na História do Clube.

O atrevimento de acreditar que o dinheiro do Clube (ou falta dele) não é tudo para ter sucesso, que o estatuto dos Clubes não ganham, por sí só, os troféus, que o esforço e a paixão são fundamentais para galvanizar grupos de jovens a também eles acreditarem que é possível, tem garantido ao Clube diferentes formas de sucesso nos seus escalões mais novos, contrastando até com os restantes escalões, contrastando com a inépcia de muitos que ao invés de ajudarem sempre foram mais rápidos e mais eficazes a complicar e inviabilizar “sonhos”.

Posto isto, é com a maior satisfação do Mundo que vejo o “símbolo” do Clube a garantir uma das maiores conquistas de sempre, a garantir um feito inimaginável para muitos.
O Homem que é capaz de prejudicar a sua vida pessoal em prol do Clube, que vive e respira Coimbrões, que executa qualquer tarefa com gosto e paixão, que sente a camisola como poucos, conseguiu deixar o seu nome na História ao conquistar um título que tem tanto de inédito como de fabuloso.
Quem melhor para alcançar este feito?
Deixo portanto uma palavra de enorme elogio, de grande amizade ao Guto.
Acreditou, manteve-se fiel aos seus princípios desde o 1º dia e com humildade mas muito trabalho alcançou algo de histórico para o Clube!

E só de pensar que o Mister Guto esteve sempre ali..só faltava quem acreditasse no seu talento e na sua paixão. Agora é fácil, ninguém tem dúvidas..

Termino deixando uma palavra de elogio para todos os jogadores que conseguiram o título distrital. Um grupo forte dentro do balneário acaba sempre por ser um grupo forte fora dele. Quando se junta á postura certa..talento e ambição aparecem as agradáveis surpresas.

Parabéns a todos os que sonham e correm atrás dos seus sonhos!

Ps: parabéns também á Futjovem que tem sido uma “peça” importante nesta página de conquistas importantes. Muitos e bons jogadores têm chegado ás equipas de competição fruto do trabalho que se faz na Escola de Futebol.

Nelson Oliveira

Anónimo disse...

Perante um texto tao bem elaborado e pormenorizado, só me resta dar os parabens e um obrigado a todos mas em especial ao mister Guto pelo grande trabalho desenvolvido.já agora, kero fazer-lhe um pedido, aliás, nao é um pedido, é uma exigencia, uma grande vitória no proximo sabado pois apesar de nao ser um jogo importante é um jogo ke keremos muito vencer para apagar r de vez com akele fim de semana negro ke passamos depois de termos sofrido a unica derrota em casa.
P.Teixeira

Rogério Pereira disse...

...Porto?Boavista?Feamunde?Gozem este momento, pois foram CAMPEÕES CAMPEÕES CAMPEÕES CAMPEÕES contra estes tubarões.E porquê? Porque vocês foram os melhores.Agora vamos ganhar ao Boavista, e no ultimo jogo, fazer uma grande festa no nosso estádio. FORÇA "GUTINHOS"

Anónimo disse...

Caros Guto e "Gutinhos"

Já tive oportunidade pessoalmente no sábado à tarde de vos dar os parabéns, mas achei que deveria dizer mais algumas coisas e partilhar com quem visita este blog.

No ano passado, no jogo que carimbou a subida dos séniores à 2ª divisão nacional, entre risos, gargalhadas, abraços e berros, no meio daquele marde gente que inundou o relvado, estava uma pessoa de lágrimas de alegria.
Era a única pessoa...Era tu Guto.
É a imagem que mais retenho desse dia histórico para o SC Coimbrões.

No passado sábado, os teus atletas escreveram uma gloriosa página e para mim ainda maior que o feito do plantel sénior.

Pegando nas palavras do Nélson sobre os teus agradecimentos, vou enumerar alguns feitos que são da tua inteira responsabilidade e que foram determinantes do título que conquistaste e que não devem ser partilhados por ti, com outras pessoas.

Foste tu que compraste as bolas com que pudeste trabalhar o teu plantel.
Foste tu que pintaste o campo de futebol de 7 no Parque Silva Matos durante vários dias e novemente no Inverno, quando os responsáveis do clube, queriam "empurrar" os jogos caseiros das duas equipas de Benjamins, para o Polidesportivo e para o campo da Urbanização que não me recordo agora o nome.
Foste tu que em plenas férias de Verão, quando todos vão para a praia, enfiavas-te num pavilhão abafado com o calor a organizar jogos de futebol com os miúdos.
Foste tu que foste às escolas de Gaia, observar miúdos nos intervalos das aulas a jogar futebol e distribuindo os papéis informativos sobre as captações no Clube.
Foste tu que acompanhaste os jogos de Santa Marinha e os jogos inter escolas de Gaia.

Tu Guto, que não sabes dizer que não, ao Coimbrões e aos teus amigos, foste o principal e grande responsável por esta vitória.

Claro que nada se consegue sem o apoio dos atletas. Mas até no excelente grupo que reuniste o mérito é teu.
Conseguiste conquistar a empatia dos teus atletas, fizeste com que eles acreditassem no teu trabalho e na tua visão.

Não esqueço também o Sr Raúl e o Lereno, pelo apoio que sempre te deram.

E uma última palavra para os pais dos teus atletas.

Quando de facto se põem os interesses colectivos à frente dos interesses individuais, é meio caminho andado para o grupo vencer.
O forte grupo criado esta época tem muito mérito dos pais dos atletas campeões. Sou testemunha dessa união entre os pais. Parabéns pais e mães dos meninos campeões.

Que sejam um exemplo para os restantes pais das restantes camadas deste e dos outros clubes.

Um abraço a todos

Valdir Cardoso