domingo, 4 de abril de 2010

III Torneio José Sousa (SC Canidelo)

Saldo bastante positivo na participação da nossa equipa neste Torneio organizado pelo Canidelo, onde alcançámos o segundo lugar, com destaque ainda para os prémios individuais de Melhor Marcador e Melhor Guarda-Redes (Xano e Dani).

Comecemos pelo último jogo, frente ao Vilanovense, naquela que acabou por ser uma verdadeira "final". Defrontámos uma excelente equipa, que no campeonato nos havia batido de forma clara. Com ambos os clubes a contar por vitórias os jogos realizados até então, o vencedor deste jogo seria, por isso, o campeão do Torneio. Esta "responsabilidade" acabou por não pesar nos nossos atletas, que entraram muito bem no jogo, tomando conta da partida. Íamos dominando territorialmente, sem permitir que o Vilanovense criasse perigo junto da nossa baliza, e tivemos várias ocasiões para marcar, com destaque para um remate do Gu à barra, um cruzamento da esquerda em que o Xano fica a centímetros da emenda vitoriosa e um remate do Rui Lourenço em excelente posição para marcar mas que saiu à figura do guarda-redes contrário.

Costuma-se dizer que quem não marca arrisca-se a sofrer, e praticamente na primeira descida à nossa área o "Vila" conquista uma grande penalidade que transformou em golo. Após este golo perdemos por momentos o discernimento e já não conseguimos ser tão perigosos nos minutos que faltavam jogar da primeira parte. No intervalo, o discurso foi de confiança. Estávamos a jogar bem, mas não havíamos tido a sorte do jogo, mas tínhamos condições para dar a volta.

Para a segunda parte não entramos tão fortes, com o Vilanovense a chegar ao segundo golo. Podíamos ter baixado os braços, mas os nossos atletas tiveram uma atitude grandiosa. Continuaram em busca de um resultado melhor, reduzindo o marcador a 10 minutos do fim, num golo do Xano, que dava novo ânimo à nossa equipa. Mas na verdade faltou-nos força e tranquilidade para conseguirmos o empate, acabando a partida a jogar mais com o coração do que com a cabeça, algo que se acaba por compreender.

O Vilanovense acabaria assim por vencer o jogo e consequentemente o Torneio, mas creio que, apesar da derrota, deixámos uma imagem bastante positiva, não só neste jogo como em todo o Torneio.

Voltando agora ao início, ao primeiro jogo, frente ao Candal. Conseguimos uma vitória que não sofre contestação (2x0), frente a uma equipa que se apresentou maioritariamente com atletas de 2000/01, aos quais juntou alguns de 1999. Por tal motivo, tínhamos uma "obrigação" ainda maior de vencer, e foi isso que fizemos, sem nos livrarmos, no entanto, de um ou outro susto. No geral, foi uma exibição agradável, em que conseguimos circular a bola com qualidade, especialmente na primeira parte.

No segundo jogo, nova vitória, desta feita frente ao Canidelo (3x2). A primeira parte deste jogo terá sido o nosso pior período neste Torneio. Entrámos amorfos, dando a iniciativa de jogo ao Canidelo, que chegou a criar algum perigo junto da baliza do João Manuel, que teve de fazer uma excelente defesa para evitar que a equipa da casa chegasse à vantagem. Mas neste jogo acabou por acontecer algo parecido ao que aconteceu connosco no jogo da "final". Numa das nossas raras investidas à área contrária nesta primeira parte, chegámos ao golo, numa recarga vitoriosa do Diogo Teixeira após remate do Xano. Chegaríamos ao intervalo a vencer, mas a exibição deixava algo desejar.

A segunda parte já foi diferente. Entrámos melhor, mais dominadores, e chegaríamos ao 2x0 de forma algo natural, numa estreia a marcar do Diogo. O jogo parecia encaminhar-se para uma vitória tranquila da nossa equipa, mas uma desconcentração numa bola parada iria permitir ao Canidelo reduzir a desvantagem. A equipa da casa iria balancear-se no ataque em busca do empate, descurando na defesa, situação muito bem aproveitada pela nossa equipa, que num contra-ataque rápido fez o 3x1, pelo Xano. Já nos descontos, e em mais uma bola parada (situação que temos que rever), o Canidelo faria o 3x2, que seria o resultado final.

Para concluir, creio que foi uma participação muito positiva da nossa equipa, onde conseguiu protagonizar alguns bons momentos de futebol, mostrando sempre uma grande preocupação em jogar um futebol positivo, sem pontapés aos repelões. Também em termos de atitude não se pode apontar nada aos nossos atletas. Lutaram, deram o máximo, e quando assim é só podemos estar orgulhosos. Que esta postura surja agora no campeonato, nos quatro jogos que ainda temos pela frente!

Este foi o primeiro de vários Torneios que vamos ter até ao final da época e estou certo que, com esta atitude, vamos dar grandes alegrias aos vossos familiares e adeptos. Resta dar os Parabéns ao Vilanovense pela vitória no Torneio e agradecer ao Canidelo pelo excelente Torneio organizado e por todo o apoio prestado. Os meus Parabéns também ao Xano e ao Dani pelos prémios individuais que conquistaram, que são mais um reflexo da boa prestação da nossa equipa neste Torneio.


Boa Páscoa,
Mister Guto

3 comentários:

Montijo disse...

Gonçalo (Pai)
Parabéns a todos os nossos atletas (crianças, que nunca nos esqueçamos disso) pela postura e desempenho que demonstraram, independentemente de estarem ou não não a jogar nas suas posições habituais, deram sempre o máximo. Não fossem alguns erros grosseiros por parte das equipas de arbitragem, que, diga-se em abono da verdade não o são, juntaríamos aos prémios, mais do que merecidos, de melhor Guarda-Redes e Melhor-Marcador o de Campeão do III Torneio José de Sousa (SC Canidelo). Sem sombra de dúvidas fomos a equipa que melhor futebol praticamos, sempre pela positiva, e com o objectivo de vencer, contudo a sorte (e não só) não nos protegeu, mas, mais do que nunca temos de ser um exemplo para todos, dentro e fora de campo, valores como o Fair-Play e disciplina têm de ser regra no grupo, Dedicação, Empenho, Orgulho, Querer e muita Raça são algumas das qualidades que nos distinguem dos demais...

Anónimo disse...

Parabens a todo o plantel ke fez um bom torneio com 3 boas exibiçoes, assistiu-se a bons momentos de futebol com jogadas bonitas de recorte tecnico, é com estes jogos competitivos carregados de emoçao e adrenalina ke os miudos evoluem,por isso os torneios sao sempre bem-vindos, quanto ao jogo da final foram 2 ekipas dignas, uma mais tecnica(Coimbroes)a outra mais aguerrida(Vilanovense) venceu o Vila ke foi mais feliz, no entanto apagamos a imagem negativa ke deixamos no jogo do campeonato. parabens tambem a todas as ekipas e á organizaçao do torneio. por ultimo nao podia eskecer o Xano e Dani pelos prémios individuais.
P.Teixeira

Rui Moura disse...

Foi uma verdadeira final o jogo disputado entre o Vila e o Coimbrões. Como adepto do Vila fiquei naturalmente feliz com o resultado, mas mais importante que a sorte dos golos, foi o verdadeiro espectáculo de fair-play que os miúdos de ambas as equipes demonstraram em campo. O Mister Guto pode sentir-se realizado pela equipe que construiu. Para alem de evoluidos técnica e tácticamente revelaram ser uma verdadeira equipe de cavalheiros.
Parabéns e boa sorte para o resto do campeonato
Rui Moura Rocha