sábado, 20 de novembro de 2010

FC Pedras Rubras 0 x 10 SC Coimbrões (Sub-11)

Sétima vitória no campeonato naquela que foi, sem margem para dúvida, a nossa pior exibição da época. A vitória nem está em causa, mas houve demasiada desconcentração, passividade e falta de atitude, frente a um adversário que, apesar de bastante esforçado, será até mais limitado que algumas equipas que vencemos por maior margem.

Em primeiro lugar um "mea culpa". Houve situações durante o jogo que reagi de forma a que alguns atletas ficassem ainda mais nervosos (um nervosismo que não se justificava, mas que me pareceu evidente). Principalmente a falta de atitude da equipa fez com que reagisse de forma demasiado intempestiva a uma ou outra situação, e devia ter me lembrado que nestas idades uma ou outra palavra ou gesto a quente podem perturbar em demasia a estabilidade emocional dos atletas. Tal como vocês, também nós treinadores aprendemos todos os dias. Acho que por acreditar cegamente nesta equipa por vezes coloco a exigência demasiado alta.

No entanto, isto não justifica tudo, muito menos justifica a atitude passiva, desinteressada e expectante com que encarámos o jogo. E não foi só o jogo em si. Até mesmo o aquecimento já deu sinais daquilo que nos esperava, e nem mesmo o "puxão de orelhas" inicial serviu de alguma coisa.

Não me vou alongar muito mais sobre o jogo de hoje. Prefiro fazê-lo no próximo treino, porque há questões que têm de ser abordadas internamente. Só um último "desabafo". Quero acreditar que a atitude de hoje aconteceu unicamente porque não temos tido jogos de grande exigência, e pela classificação do adversário alguns de vocês se convenceram que o jogo seria ganho com maior ou menor dificuldade. Um pensamento que é o contrário de tudo aquilo que temos vindo a dizer, mas prefiro pensar isto do que na outra hipótese, que seria a de que não somos uma equipa com mentalidade vencedora. Não acredito nisso porque há exemplos concretos de que esta equipa, quando quer, supera qualquer adversidade. As equipas com mentalidade vencedora querem sempre mais e não se contentam com a mediania. Para essas equipas o suficiente não chega, mesmo quando a tarefa não é assim tão complicada. E é por isso que essas equipas, quando chega a hora da verdade, não falham. E nós vamos ser essa equipa, mas é preciso que vocês, de uma vez por todas, deixem de se contentar com o pouco quando podem ter muito mais.

Percebi no final do jogo que alguns atletas entenderam a mensagem, mas pedir desculpa, infelizmente, de nada adianta. Agora, é pegar nas energias que não foram gastas hoje e usá-las no jogo da próxima semana. É a única forma de "compensar" a exibição de hoje.

PS: Parabéns aos Sub-10 pela excelente vitória!! Estou certo de que será a primeira de muitas. Quando se trabalha com qualidade e empenho, a recompensa pode demorar mas acaba sempre por surgir!


Bom fim-de-semana,
Mister Guto

2 comentários:

João Lulunzi disse...

Eu sei que as nossas desculpas não chegam. Por isso no próximo jogo a equipa vai entrar mais concentrada e sem brincadeira.

Anónimo disse...

Eu acho ke o Mister faz bem em continuar a gritar para dentro do campo para incentivar, corrigir,desperta-los quando o jogo nao está a correr bem, os miudos nao ficam melindrados,pelo contrário, sentem ke se interessa por eles, por exemplo, neste jogo uma situaçao a meio campo ke o meu Diogo podia fazer uma recuperaçao de bola e nao o fez, desinteressouse da jogada e gostei de ver e ouvir o Mister a chama-lo a atençao, e é assim ke espero ke continue, mostra interesse e ambiçao e nós pais apreciamos e sentimos ke os miudos teem o treinador ideal. quanto ao resto, já todos percebemos ke nao há motivaçao para os jogos desta 1ª.fase desde o jogo com o Leixoes, também só falta 4 jogos e depois sim, nao vai faltar emoçao na 2ª.fase. no entanto até lá podia-se arranjar um joguinho com os miudos dos infantis B pois ficamos com água na boca com akele treino recente com eles ke durou pouco tempo.
P.Teixeira