sábado, 13 de novembro de 2010

SC Coimbrões 17 x 0 CF Serzedo (Sub-11)

Vitória confortável num jogo com duas partes distintas, frente a um adversário cujos atletas eram, na sua grande maioria, nascidos em 2002.

A primeira parte ficou um pouco aquém daquilo que podíamos ter feito. Não acho que tenhamos jogado mal, mas fomos demasiado permissivos, tendo sido, talvez, os 25 minutos de menor intensidade que fizemos neste campeonato. Ao intervalo, vencíamos por 4x0, um resultado que, apesar de dar alguma tranquilidade, parecia claramente curto.

Para a segunda parte a atitude teria que ser diferente, e foi isso que foi pedido ao intervalo. Tínhamos que ser mais objectivos e acima de tudo tínhamos que aumentar a intensidade do jogo, pois o adversário, com atletas mais "verdes", teria muito mais dificuldade em acompanhar esse ritmo.

Felizmente as palavras foram bem interpretadas pelos nossos atletas. Basta dizer que, nos primeiros 5 minutos da segunda parte, marcámos tantos golos como durante toda a primeira parte. O resultado foi se avolumando, sendo de realçar alguns golos em boas jogadas colectivas e, acima de tudo, o altruísmo dos nossos atletas, já que nenhum deles se "perdeu" na vertigem de querer marcar golos, não havendo lances de individualismo exagerado, habituais quando se está a vencer por larga margem.

Foi um jogo onde foi possível fazer uma boa gestão do plantel e em que deu também para testarmos um ou outro lance mais elaborado. Foi bom ver alguns desses lances saírem já com alguma naturalidade (embora outros nem tanto). No entanto, nesta altura não passam de situações com pouco impacto na vossa aprendizagem, e se no último treino tivemos oportunidade de insistir nessas situações, muito se deve à forma como vocês encaram os treinos. Isto porque quando temos uma equipa que em treino não precisa de estar constantemente a ser chamada à atenção, ora para estarem concentrados, ora para pararem com as bolas, etc., o tempo de treino acaba por ser muito mais bem aproveitado, dando possibilidade a que, de vez em quando, nos possamos dar a estes "luxos". Mas, no fundo, o importante é que cresçamos a nível técnico, ganhando aos poucos maior noção táctica. Essa sim deverá ser a vossa prioridade. Quanto ao resto, é agradável ver a vossa capacidade de encaixe e empenho para que essas coisas saiam bem , mas nunca nos esqueçamos do que é principal e do que é, de certa forma, secundário.

Na próxima semana teremos mais um desafio rumo ao nosso objectivo, desafio esse que só poderá ser ultrapassado se abordarmos esta semana de treino com a seriedade devida. Estamos numa sequência de vitórias bastante positiva mas não podemos correr o risco de facilitar o mínimo que seja. Não se esqueçam, o jogo é o espelho daquilo que fazemos durante a semana de treinos e é só treinando com grande intensidade que se consegue depois imprimir esse ritmo em jogo. Não há lugar a facilitismos!

P.S.: Mais uma vez o meu obrigado aos pais por toda a colaboração, que tem sido fundamental em todos os aspectos. Hoje pode-se dizer (meio a brincar, meio a sério!!) que o jogo só se realizou graças a eles!

Cumprimentos,
Mister Guto

Sem comentários: