sábado, 5 de fevereiro de 2011

FC Porto 2 x 3 SC Coimbrões (Sub-11)

Fantástica vitória na visita ao terreno do FC Porto, num jogo de grande personalidade da nossa equipa. Um triunfo inquestionável e que até poderia ter sido mais tranquilo, dadas as várias oportunidades desperdiçadas.

Foi um desempenho quase perfeito dos nossos atletas, numa demonstração clara de qualidade, vencendo num terreno onde poucos o fizeram, ainda para mais frente a uma equipa da mesma faixa etária.

Os primeiros momentos do jogo deram logo a entender que os nossos atletas estavam dispostos a lutar pela vitória, e ainda no primeiro minuto podíamos ter chegado à vantagem. Numa primeira parte de maior domínio nosso, faltou apenas o golo para sublinhar a superioridade evidenciada, com duas oportunidades flagrantes desperdiçadas e mais um ou outro lance em que faltou entrar o último passe.

Ao intervalo, os nossos atletas eram apenas merecedores de elogios. Em termos de concentração, posicionamento e atitude haviam sido irrepreensíveis. Inteligentes na pressão, sem nunca deixarmos de ser agressivos, fomos mantendo o Porto longe da nossa baliza e sempre que possível fomos em busca da baliza do adversário. Se antes do jogo havia a confiança que podíamos conseguir um resultado positivo, após a primeira parte essa convicção tornou-se ainda mais forte.

Entrámos para a segunda parte decididos em fazer ainda melhor. Apostando na transição rápida, chegaríamos à vantagem num lance construído pelo João e finalizado pelo Lorga. Estávamos finalmente na frente do marcador, de forma mais que justa diga-se, e continuávamos na mó de cima. Pouco depois, o João faria o 2x0, com o Mota, numa jogada de contra-ataque muito bem construída, a colocar o resultado em 3x0.

A vitória não parecia fugir, ainda para mais quando tivemos nos pés o 4x0, mas sem conseguir concretizar. O Porto, como lhe competia, procurou reduzir a desvantagem, chegando ao 3x1 numa jogada individual, marcando o segundo golo na sequência de uma bola parada. A vitória ficava assim em perigo, mas a verdade é que não mais o Porto incomodou o nosso sector recuado e tivemos até oportunidade para fazer o 4x2 já bem perto do final, voltando a pecar na finalização. Talvez por isso o resultado não seja um reflexo claro daquilo que foi o jogo, dada a desigualdade entre o número de lances de perigo criados por ambas as partes.

Em todo o caso, a vitória é intocável, e isso ninguém nos tira. Um momento que ficará para sempre marcado na memória dos nossos atletas, não tenho dúvidas. Esta é daquelas que não se esquece, e por mais anos que passem, sempre que olharem para uma fotografia desta equipa, vão se lembrar deste momento.

Mas se é verdade que é uma vitória importante e marcante, também não é menos verdade que só conta três pontos, e ainda temos muito caminho a percorrer. Na 2ª feira começa a preparação para outro jogo e o que fizemos hoje de nada servirá se não dermos a continuação devida já no próximo Sábado. Por isso, só há um caminho, o do trabalho, pois tem sido esse caminho que nos tem levado a todas estas alegrias. E para que elas continuem, é preciso manter a postura, os pés no chão e a cabeça no lugar. Ainda há muito pela frente, ainda há muito para ganhar!

Bom fim-de-semana,
Mister Guto

2 comentários:

Nelson Oliveira disse...

Não poderia deixar passar esta excelente vitória.
Queria dar os parabéns a todos, mas em particular ao líder, ao Guto.

Porque foram 3 anos fantásticos em que convivi com ele, agora longe de Coimbrões, torço fervorosamente por ti e pelos teus miúdos.

Sublinho o teu crescimento como treinador, a paixão com que encaras o cargo de treinador e a ligação afectiva que tens ao Clube.

Tenho a certeza que o futuro será risonho.
Com mais ou menos vitória, mais ou menos conquista, formarás muitos Homens, com H bem grande!

Os meus parabéns, tentarei acompanhar um ou outro jogo, para também eu dar o meu apoio!

Estendo os parabéns ao Lereno, um "miúdo", mas que pelo que vejo está a crescer imenso e a trilhar o rumo certo!

Parabéns equipa!

Misters disse...

Obrigado Nélson pelas tuas palavras, que têm um enorme significado para mim. Não é segredo para ninguém que foi muito por tua culpa que o meu gosto pela formação se tornou ainda maior, ao ver diariamente toda a paixão e dedicação que colocavas no teu trabalho.

Foi um privilégio ter pessoas como tu, como o Zé, como o Biscoito, a trabalhar ao meu lado, pessoas que deixaram marca no nosso Clube e que abriram outros horizontes, sem os quais vitórias como esta não seriam possíveis. Por isso, cada vitória nossa é também uma vitória vossa!

Um grande abraço e mais uma vez o meu muito obrigado!

Guto