sábado, 9 de abril de 2011

SC Coimbrões 2 x 2 FC Porto (Sub-11)

Primeiro empate da época, frente a um adversário de inegável valor, num jogo de intensidade alta e de grande entrega de ambos os lados. O resultado acaba por se ajustar, até porque, apesar da maior posse de bola do adversário, o número de oportunidades de golo foi praticamente igual.

O FC Porto entrou melhor na partida, com duas oportunidades logo nos primeiros minutos, ambas brilhantemente defendidas pelo Bruno. Soubemos recuperar da forte entrada portista e aos poucos fomos ganhando algum ascendente, culminado com o golo do Gil, numa excelente assistência do Diogo. O adversário foi obrigado a reagir, mas continuava sem conseguir criar ocasiões flagrantes de golo, acumulando cantos que íamos resolvendo com maior ou menor dificuldade. E até fomos nós a desperdiçar a melhor oportunidade, com o guarda-redes azul e branco a opor-se bem a um remate do João.

O resultado ao intervalo era um prémio para a nossa eficácia, mas antevia-se uma segunda parte de grande equilíbrio. No balneário, pediu-se ainda maior concentração, sendo importante mantermos a organização defensiva, embora sem abdicar de procurarmos o segundo golo.

Para a etapa complementar tivemos um FC Porto mais "mandão", com uma excelente posse de bola, que nos obrigava a um grande desgaste. Praticamente obrigado a vencer, e sentindo essa necessidade quase absoluta, o adversário iria empatar num lance pela zona central, chegando à vantagem num pontapé de meia distância.

Quase inconscientemente, confesso que me veio à cabeça o jogo com o Boavista, mas desta vez não perdemos a lucidez e fomos à procura do empate sem abdicar dos nossos princípios. Fomos por isso premiados com o segundo golo, numa grande penalidade inequívoca sobre o João que o Lorga transformou em golo. Um empate que claramente nos era favorável, já que mantinha o FC Porto à mesma distância pontual. Apesar disso, até final sentimos que era possível a vitória, mas já não havia muita força de parte a parte, pelo que os últimos minutos decorreram sem grandes lances dignos de registo.

O empate iria persistir, naquele que foi o resultado mais justo, num jogo entre duas equipas que foram ao limite das suas capacidades em busca da vitória. De salientar a qualidade da posse e circulação de bola do adversário, ao qual soubemos responder com uma boa organização e concentração. É verdade que somos uma equipa que gosta de ter a bola, mas também temos que estar preparados para não a ter, e hoje foi um desses casos.

Para a semana temos mais um jogo complicado e neste fase não se pode facilitar minimamente, pois qualquer um dos adversários tem qualidade para nos fazer pagar bem caro pelos erros. Por isso, só nos resta trabalhar bem durante a semana pois só quem trabalha bem no treino é que consegue estar no máximo das suas capacidades durante o jogo. É uma frase "clichê" mas vocês próprios têm exemplos concretos disso mesmo. Por isso não se deixem esmorecer, para continuarmos a poder lutar com todas as forças pelo nosso objectivo.

Entretanto, amanhã vamos até à Faculdade de Desporto para um Torneio que se afigura bastante competitivo. Como sempre, vamos com a intenção de vencer, mas acima de tudo temos que mostrar evolução e qualidade. E agora esquecendo um pouco a pressão e o "stress" de disputar uma Fase Final, amanhã é um bom dia para vocês desfrutarem do prazer que é jogar futebol. Sem grandes exigências, mas com vontade de vencer e acima de tudo de jogar futebol de qualidade. Este será o nosso principal objectivo neste Torneio.


Até amanhã,
Mister Guto

Sem comentários: